Amazônia: Um Patrimônio do Mundo



O Brasil é o país que possui a maior floresta tropical e que concentra a maior biodiversidade do planeta. Para se ter uma idéia da dimensão, nem a superfície de todos os países europeus, com exceção da Rússia, preencheriam a superfície que a Amazônia possui. O bioma inteiro tem 6,6 milhões de quilômetros quadrados, sendo, Brasil dono de quase 65% disso, com mais de 4 milhões de km² de floresta em seu território.
São esses números, que revelam as riquezas naturais desse local, que fazem que a comunidade mundial sempre tenha seus olhos voltados para essa região. Pondo até em certos momentos em duvida a capacidade do Brasil em manter a Amazônia livre de supostas ameaças, como desmatamento, poluição e queimadas.
O fato é que os países desenvolvidos olham para a Amazônia em busca de seus próprios interesses e não do bem-estar global. A Amazônia possui o maior rio do mundo em extensão, o rio amazonas; além de possuir a maior reserva de ferro de alto teor do mundo, a mina de Carajás, no Pará. Sem contar as diversas árvores e animais que podem atender para fins medicinais e econômicos. A região é uma das mais cobiçadas do mundo.
Para por em duvida a eficiência do Brasil em proteger a Amazônia, diversos países, como EUA e Alemanha, muito falam na questão do desmatamento e das queimadas. Argumentando que além de acabar com o bioma contribui para o efeito estufa por causa da emissão do Dióxido de Carbono (CO2), o que realmente ocorre quando uma área é queimada ou desmatada. Porém, a própria Europa por causa do processo da revolução industrial perdeu aproximadamente 70% das suas florestas, e os Estados Unidos é o país que mais polui o planeta, com cerca de 24% das emissões de CO2 no mundo, e resiste a políticas de redução dos gases estufa, por essa redução atrapalhar sua economia. Está mais que claro que os países desenvolvidos olham para a Amazônia acima de tudo por questões econômicas.
Enquanto isso, o Brasil não chega perto dessas porcentagens, apesar de muito se desmatar dados recentes comprovam que o desmatamento na Amazônia vem caindo. Como fica claro na pesquisa do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) que divulgou nessa quinta-feira, dia 20 de maio de 2010, que houve queda de 50% no desmatamento na Amazônia, em relação ao ano passado, quando as taxas eram de 12,9 mil quilômetros quadrados e caíram para 7,4 mil. Além do Brasil ter uma das legislações ambientais mais rígidas do mundo.
Dados como esse só reforça a idéia exposta pelo senador Cristovam Buarque, quando em conferência em New York, foi interrogado se ele não considerava a Amazônia um patrimônio não só dos brasileiros, mas também do mundo. E em resposta ele afirmou que poderia até considerar a Amazônia como patrimônio global, se todos os países também abrissem mão, das suas riquezas naturais e econômicas, em prol de todos do mundo. O oriente médio não abre mão da riqueza do petróleo, a África não abre mão da riqueza dos diamantes, e nenhum outro país disponibiliza os seus recursos em favor de outros, então não há lógica de só o Brasil ceder a apelos desse nível enquanto outros países continuam com suas riquezas intocadas.
A Amazônia é dos brasileiros e cabe aos brasileiros definirem a forma que irão cuidar dela. Todos os países são soberanos e cabe a eles cuidarem das riquezas que estão em seus territórios. Sendo assim, Amazônia para os brasileiros.

Autor: Wesley Paulo


Artigos Relacionados


Internacionalização Da Amazônia: Soberania Maculada

A Internacionalização Do Mundo - A Nova Opressão Colonial Do Século Xxi

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo

A Amazônia Perdeu Hoje, Mais Um Pedaço...

Atividades Antropicas E As MudanÇas ClimÁticas Na AmazÔnia

Lobos Em Pele De Cordeiro

Quanto Vale A Amazônia ?