Internacionalização da Amazônia



Há algum tempo atrás entrou em nosso cotidiano uma questão muito instigante, que é: A Internacionalização da Amazônia. Mas porque será que essa questão surgio agora? Qual é a pretensão dos outros países ao incitarem essa decisão? Que benefícios trará se isso acontecer? Essas perguntas estão na cabeça de muitos brasileiros, pois, convenhamos, é complicado entender o porquê de um patimônio natural brasileiro ser "dividido" com todos aqueles que tiverem o interesse de participar da "partilha".
O Brasil possui uma flora bastante diversificada. Infelizmente, ao longo dos anos, com o homem interferindo cada vez mais na natureza, vemos muitas áreas florestadas dando lugar as grandes cidades, como é o caso da nossa Mata Atlântica, que nos anos do descobrimento recobria o nosso imenso litoral, e hoje só existe resquícios que são protegidos com muito cuidado.
Mas, apesar desse acontecimento, ainda temos uma grande floresta em nossos territórios, que é a famosa Floresta Amazônica. Porém, com o andar da carruagem, o que está em nossa posse hoje, amanhã não poderá mais estar.
Como bem sabemos, a Amazônia é a maior floresta equatorial do mundo e, além disso, sua flora é riquíssima e ela possui um grande complexo de rios. Com todos esses atributos, não seria estranho ela despertar olhares e admiração entre as pessoas de outros países, que acabam se interessando em descobrir esse grande ecossistema.
O problema surgio quando a admiração passou a ser cobiça, e vários argumentos foram expostos para embasar a mais nova polêmica: a internacionalização da NOSSA Floresta Amazônica.
Muitos países alegam que o Brasil não tem capacidade para cuidar da mesma, apontam as queimadas e outros fatores que mostram a nossa "incapacidade" de protegê-la. Mas, o que dizer dos Estados Unidos? O maior emissor dos gases causadores do efeito estufa que, detalhe, não assinou o Protocolo de Kyoto. Como Obama, que é um dos defensores da internacionalização da Amazônia, quer cuidar do patrimônio dos outros, se nem mesmo ele está cuidando do dele?
Convenhamos que essa história de querer nos ajudar, está camuflando os verdadeiros interesses deles. O Brasil, desde o seu descobrimento, foi alvo dos exploradores. Portugueses, Espanhois, Holandeses, Ingleses e Franceses levaram nosso pau-brasil, ouro, diamantes, e agora querem nossas reservas biológicas e nossa água.
Não! Não podemos regressar a 500 anos atrás e deixarmos ser explorados novamente. Em vez de internacionalizar a Amazônia não seria melhor internacionalizar a pobreza, as dívidas, o sistema carcerário, a fome, os problemas na educação. Já que o primeiro mundo cuidaria melhor da nossa floresta, certamente, cuidariam do resto também.
Autor: Jéssica Sandrelly


Artigos Relacionados


Quanto Vale A Amazônia ?

Internacionalização Da Amazônia: Soberania Maculada

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

A Amazônia Não é O Pulmão Do Mundo: é O Coração.

Lobos Em Pele De Cordeiro

A Internacionalização Do Mundo - A Nova Opressão Colonial Do Século Xxi