''O TRÂNSITO A FAVOR DO BEM COMUM''



JUSTIFICATIVA

Oportunizar uma nova visão sobre a temática trânsito, e mostrar à sociedade brasileira a importância de educar crianças e jovens para o exercício da cidadania no espaço como pedestres, passageiros, ciclistas...
Através da apresentação e desenvolvimento de atividades sobre o tema.
Faz-se imprescindível salientar que a proposta da escola não deve ser formar futuros motoristas, mas implementar o projeto proposto ancorado sobre o novo enfoque, fundamentado em princípios éticos e da cidadania.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) define que a educação para o trânsito é direito de todos, e deverá ser promovida na pré ? escola e nas escolas de 1º, 2º, 3º graus.
Todavia, a lei é um regulador externo do comportamento humano, indispensável à sociedade, e a fim de que seja conscientemente respeitada faz-se imprescindível uma mudança interna nas pessoas que compõem a sociedade. Mudança esta provocada, especialmente, por meio da educação.

OBJETIVOS

GERAL:

Preparar cidadãos responsáveis e conscientes em todos os aspectos, promovendo a implementação de um projeto de educação de trânsito ancorado sobre novo enfoque, fundamentado em princípios, éticos firmado na convivência social e no respeito mútuo, contribuindo o direito humano de ir e vir e de conviver no espaço público.

ESPECÍFICOS:

- Formar o indivíduo para os aspectos: sociais, humanos, culturais e políticos;

- Estabelecer a cidadania no trânsito;

- Reconhecer o trânsito como espaço das relações entre as pessoas;

ABORDAGEM PEDAGÓGICA

O tema proposto será trabalhado de forma interdisciplinar, procurando interagir o assunto em diversas situações.
Os conteúdos devem constituir-se em elementos de compreensão e interação social servindo como ponte entre a informação sistematizada e a realidade social, a fim de que os alunos sejam capazes de intervir em seu meio.
O mais importante é que a abordagem do assunto esteja sempre voltada à necessidade humana de locomoção, de comunicação e de convívio social no espaço público.
Os conteúdos foram reunidos em quatro blocos gerais.
1º, 2º, e 3º anos: a identidade dos lugares;
4º e 5º anos: locomoção no espaço público;
8º e 9º anos: convívio social no trânsito.

ATIVIDADES DO PROJETO

As atividades serão trabalhadas ao longo de todo ano letivo, através de pesquisas e atividades que envolvam criatividade e participação efetiva dos alunos, educadores e comunidade escolar.
Dessa forma todo corpo docente utilizará de um leque de estratégias para abordar a temática, alcançando os objetivos propostos que serão apresentados nas atividades de classe e extra ? classe.

ATIVIDADES EM CLASSE

O professor deverá utilizar dos diálogos em debates e discussões enfatizando diversos assuntos, tais como: desobediência à sinalização, organização em sala de aula, pátio, calçada etc, comportamento no interior do veículo.
Autor: Cirlene Angélica


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