A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE MULTIPROFISSIONAL E INTERDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DO PACIENTE COM CÂNCER



Edmilson José de SousaI; Marcos HipolitoI; Maria Augusta Carmona D?AndréaI,Roseli Simão AlvesI

O objetivo deste estudo foi descrever, através de revisão de literatura, a importância da assistência multiprofissional e interdisciplinar em serviços que prestam cuidados a pacientes oncológicos. A equipe multiprofissional e interdisciplinar tem facilitado à transmissão do diagnóstico, a aceitação dos tratamentos, o alívio dos efeitos secundários, educação para a doença, mudanças positivas no estilo de vida do paciente e sua família. Além da aproximação do profissional com os aspectos sociais e emocionais do paciente, possibilitando um aprendizado prático sobre a integridade e humanização do atendimento.

Unitermos Oncologia, Equipe multiprofissional/interdisciplinar, Comunicação interpessoal.

Introdução
A história do câncer

O câncer é uma doença que a humanidade conhece há muito tempo, embora não utilizasse a palavra câncer.
Hipócrates (460- 370 a.C.), considerado o pai da medicina, já havia descrito a palavra câncer como hoje é conhecida e usou os termos "carcinos" e "carcinoma" para descrever certos tipos de tumores. Em grego, câncer quer dizer caranguejo, e recebeu este nome pelo aspecto do tumor, pois as projeções e vasos sanguíneos ao seu redor fazem lembrar as patas do crustáceo(1,2).
O câncer ou neoplasia é um processo patológico que começa quando uma célula normal é transformada pela mutação genética do DNA, que têm em comum o crescimento desordenado (malígno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se para outras regiões do corpo (metástase)(3,4).
O tratamento oncológico é sempre muito individualizado, sendo importante observar as necessidades e possibilidades terapêuticas de cada paciente. Pode ter intenção curativa ou paliativa, objetivando uma melhora da sobrevida e da qualidade de vida.
Autor: Edmilson J. Sousa


Artigos Relacionados


Linfadenectomia No Câncer Gástrico

Mensagens De Motivação Para Paciente De Câncer

O Papel Da Enfermagem Na ReabilitaÇÃo PsicolÓgica Da Mulher Mastectomizada

Abcd Do Câncer De Pele

CÂncer De PrÓstata: Um Inimigo Silencioso, Que Requer DiagnÓstico Precoce

Atenção Farmacêutica Nos Pacientes Em Tratamento Oncológico

AssistÊncia De Enfermagem Na Leucemia LinfÓide Aguda Em CrianÇas Entre Cinco E Dez Anos