A Dislexia no Processo de Aprendizagem e os Erros



HUANA SAMILIS PEREIRA E PEREIRA

RESUMO

O presente artigo busca apresentar uma breve discussão a respeito da dislexia no processo de aprendizagem e os erros de diagnóstico, bem como refletir sobre os fatores que contribuem para um diagnóstico não adequado, que com freqüência, cometem erros por não saber reconhecer os sintomas. Para isso respaldo em alguns teóricos que propõem discussões e esclarecimentos a respeito da temática e, a partir dos aspectos teóricos discutidos, mostrar a importância de realizarem um diagnóstico correto em relação a dislexia no processo de aprendizagem, considerando e explorando os diversos aspectos que conduzem o professor a uma visão mais ampla do assunto, e por fim, ratificar a necessidade de uma prática no processo de aprendizagem que seja significante e satisfatório.

Palavras-chave: Dislexia. Aprendizagem. Diagnóstico.

INTRODUÇÃO

O presente artigo terá posicionamento sobre a dislexia no processo de aprendizagem e os erros de diagnóstico, abordagem que será desenvolvida com base em uma pesquisa cientifica fundamentada em idéias defendidas por renomados autores sobre a dislexia, o objetivo, campo e a pretensão da mesma no contexto escolar. Essa abordagem dar-se-á a partir do entendimento básico sobre a dislexia, os conceitos, a inclusão escolar da criança disléxica; bem como o papel da escola e do professor em proporcionar espaços, técnicas, métodos para que a criança possa se sentir apta a absorver e construir conhecimentos para sua formação ética, moral e profissional. Considerando que o tema dislexia está presente no dia-a-dia da educação, este artigo traz um relato sobre a dislexia no processo de aprendizagem. Da mesma forma, busca relatar a relação família-escola, bem como sua integração com os demais alunos na unidade escolar.
Autor: Huana Samilis


Artigos Relacionados


Dislexia: Um Disturbio De Leitura E Escrita

O Que é Dislexia?

Dislexia: Um Distúrbio De Aprendizagem.

Como A LingÜÍstica Explica A Dislexia

O Dislexo E Sua Relação Com A Escola

A Informática Como Instrumento De Intervenção Pedagógica Em Crianças Com Dislexia

Dislexia