A EDUCAÇÃO E A ESCOLA "DESINTERESSADAS" II



A EDUCAÇÃO E A ESCOLA "DESINTERESSADAS" II
Adilson Boell /Sandro Luiz Bazzanella

Conforme anunciamos, no artigo anterior, de forma resumida três são os principais tipos de teorias educacionais: as tradicionais; as críticas; e as pós-críticas. Segundo Corrêa, (2008, p. 18) "As Teorias Tradicionais se preocupam com as questões de: Ensino, aprendizagem, avaliação, metodologia, planejamento, eficiência e objetivos". "As Teorias Críticas se ocupam de questões como: Ideologia, reprodução cultural e social, poder, classe social, capitalismo, relações sociais de produção, conscientização, emancipação e libertação, currículo oculto, resistência"; já "as Teorias Pós-Críticas teorizam sobre identidade, alteridade, diferença, subjetividade, significação e discurso, saber-poder, representação, cultura, gênero, raça, etnia, sexualidade, multiculturalismo". Em virtude da brevidade deste estudo não será possível aprofundar as discussões sobre estas teorias, mas o que nos interessa aqui é demonstrar que as propostas educacionais se orientam por estas teorias, ou seja, nada é por acaso. Embora as teorias críticas e pós-críticas venham ganhando cada vez mais espaço no campo educacional as teorias tradicionais continuam hegemônicas. "Refletindo que a cultura pedagógica conservadora ainda esta enraizada profundamente na população brasileira" (CORDIOLLI citado por CORRÊA, 2008, p. 33). Buscar romper com a "tradicional" forma de "educar" é um dos desafios deste trabalho.
Apresentar uma definição para educação não é uma tarefa fácil, pois existe varias formas de compreensão sobre o que é educar. MASKE (2008) chama a atenção para as dificuldades de consenso sobre uma única definição do que é educação, ao afirma que "Não há apenas inúmeras concepções de educação, mas sim e principalmente, diferentes projetos de educação, cada qual com diferentes nuances, ênfases, finalidades, propósitos, justificativas e modos de desenvolvimento do conhecimento" (MASKE, G. SALIBA. 2008, p. 14). O que é possível consensuar, é que indiferentemente de qual seja a definição de educação, todas elas são precedidas de percepções e visões de homem e de mundo, sendo estas visões e percepções determinantes na construção destas definições.
Saviani (2001) em seu livro Pedagogia histórico-crítica apresenta um conceito para educação que nos parece servir aos propósitos desta série de reflexões. Segundo este autor a educação é "o ato de produzir, direta e intencionalmente, em cada individuo singular, a humanidade que é produzida historicamente e coletivamente pelo conjunto dos homens" (SAVIANI, 2001, p. 17).
O individuo como ser social necessita para educar-se, compartilhar dos conhecimentos historicamente produzidos e a partir deles transformar a si e ao meio onde está inserido. É nesta perspectiva de produção direta e intencional do conhecimento que as práticas educativas, a nosso ver, aparecem como uma poderosa ferramenta a ser utilizada neste processo.
Nossa série de reflexões continua na próxima edição, até lá aproveite para refletir sobre o assunto. Caso tenha interesse em fazer comentários acesse: (colocar o endereço do blog do Veritas)

Autor: Adilson Boell


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