Filosofia e Teoria Geral do Conhecimento



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

1. Introdução

A construção do conhecimento

Quando dizemos a palavra "conhecimento" como você a delimita? O que é um conhecimento?E para que conhecer as coisas?Esta é algumas das perguntas que mais emergiu, quando tratamos de falar em filosofia, ou seja, a Teoria Geral do conhecimento.
Conhecimento, para alguns é a ação de retirar noções idéias de alguma coisa, entretanto, é o obter informações. Para Sócrates é a miscigenação da ironia e a maiêutica; já o discípulo Platão acreditava que o conhecimento estava aportado na base da opinião; Sócrates, na crença das comprovações dos fatos, através de uma observação( a experiência ).
Observamos que os principais filósofos buscaram na metodologia da "filosofia" a busca do conhecimento, o saber, em cada qual no seu período e em suas expressões e ideologias, passaram a utilizar o método de filosofar, como a meta da buscar do "conhecer",todas as coisa.
O quer dizer Filosofia? philos - que ama + sophia - sabedoria,portanto é quem ama a sabedoria.É a Ferramenta pela qual torna-se,a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem.
De inicio as perguntas que engendraram mais idéias abstratas e controversas, até a concretização e formação deste modo reflexivo e critico de pensar (filosófico),estava orbitado no entendimento do ser, por exemplo, O que é o Homem?Que fazemos aqui?De onde viemos?Por que as coisas são como elas são? Para poder entender melhor o que levou a criação da filosofia e o tipo de conhecimento que se engajou na Grécia, o papel decisório e a sua função desempenhada, devemos entender, qual era primeira concepção ou a maneira de conhecer e ver os fatos. Devemos investigar o que perpassou, e qual era o entendimento do mundo, antes dessa teoria divisora de águas sofista.

2. Mito: O conhecer

Teoria do Conhecimento na Antigüidade

Podemos perceber que os Filósofos gregos deixaram algumas contribuições para a construção da noção de conhecimento:

? Estabeleceram a diferença entre conhecimento sensível e conhecimento intelectual
? Estabeleceram diferença entre aparência e essência.
? Estabeleceram diferença entre opinião e saber
? Estabeleceram regras da lógica pra se chegar à verdade

Antes de Sócrates, na sua proposta de investigação e reflexão. A primeira forma de conhecer o Mundo foi através do mito.Ele era a forma utilizada para explicar tudo que existia no mundo, sempre passado de um individuo, para outro. A tendência do mito,esta relacionado a crença: a religião e a Relação Suprapessoal, onde a revelação do sagrado se manifestava (revela) sobrenaturalmente ao profano através do rito (Dramatização do mito, ou seja, da liturgia religiosa).A narrativa encontrada no pensamento mítico,pré- supõe que os fenômenos da natureza do mundo,eram cometidos através da razão dos deuses,a valorização do "Teo"ou deuses, era germe das explicações do misticismo. Os personagens- heróis fantásticos, e a dramaticidade do narrador, eram fatores fortes, deste rapsodo, como eram conhecidos, os poetas praticantes, observe essa citação:

"Um discurso pronunciado ou proferido para ouvintes que recebem a narrativa como verdadeira porque confiam naquele que narra; é uma narrativa feita em público, baseada, portanto, na autoridade e confiabilidade da pessoa do narrador" (CHAUÍ, 2002, p. 35)

Toda esta tradição mítica dos gregos foi construída, como já apontamos, a partir da autoridade dos poetas. Os dois grandes representantes desta tradição foram Homero e Hesíodo. Ao primeiro atribuem-se duas grandes obras clássicas: a Ilíada e a Odisséia. A Ilíada trata da Guerra de Tróia (Ílion é o original grego de Tróia) e a Odisséia refere-se ao retorno de Ulisses (cujo nome em grego é Odisseu) para casa após a guerra. O mito apesar de ser um conceito não definido de modo preciso constitui-se da realidade antropológica, ele não só representa uma explicação sobre as origens do homem e do mundo em que vive, como traduz por símbolos ricos de significado o modo como um povo ou a civilização entende e interpreta a existência.
Essa narrativa tradicional de conteúdo religioso, procura explicar acontecimentos da vida por meio do sobrenatural. O conjunto de narrativas desse tipo e o estudo das concepções mitológicas encaradas como um dos elementos integrantes da vida social são denominados mitologia.
A elaboração deste trabalho pretende no fundo tentar perceber até que ponto o mito é importante ou não para o desenvolvimento social, cultural e psicológico do Homem no ambito da educação.

3. 3. O Mito é uma necessidade do Homem? Essa é a questão. Q

Hércules (em latim: Hercules) era o nome em latim dado pelos antigos romanos ao herói da mitologia grega Héracles, filho de Zeus e da mortal Alcmena. As antigas fontes romanas indicam que o herói grego "importado" veio substituir um antigo pastor mitológico chamado pelos povos da Itália de Recaranus ouGaranus, e que era famoso por sua força. Enquanto o mito de Hércules incorporou muito da iconografia e da própria mitologia do personagem grego, ele também tinha um número de características e lendas que eram marcadamente romanas.
A historia mitológica de Hercules em quadrinhos, desenhos, filmes ou seriados, representam exatamente, a importância de narrar para educar. Exemplo, você como professor alias irei generalizar, como educador: Já precisou contar uma historia para explicar alguma coisa a criança?Acredito que sim.Aí percebemos a contribuição da narrativa mitologia no contexto da educação.Contar uma historia para dar uma moral como se engajado nas fabulas,até seria uma dica os para professores da educação infantil,no ensino de Língua Materna.u
O mito foi a primeira formula do conhecimento e será ultilizado sempre,pois sua importancia de dar significações,com alto valor interpretativo com nuances de expressões e caracteristica Literárias,esta intimamente ligada a educação das crianças,para constituir valores ludicos no processo de desenvolvimento do entender o mundo que os norteiam, de forma simples e imaginária.

Referencia

ARANHA, Maria Lucia de Arruda.MARTINS,Maria Helena Pires.2ºEd.Modena. São Paulo:1993.

CHAUÌ, Marilena. Convite à filosofia, p.172-5, Ed. Ática.

FERREIRA.João Vicente Hadich.Teoria Geral do conhecimento.Ed.Person Education. Unopar:2009.

Retirado,22,de Março,2010.
http://www.mundodosfilosofos.com.br/vanderlei22.htm
Autor: Marcelo Sabino


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