A Amazônia é nossa!



Desde muito tempo o valor dado à Amazônia por nós brasileiros é questionado por outros, e esses que chegam afirmando que não cuidamos dela que não nos mobilizamos para protegê-la, e que é melhor para todos que forças mundiais assumam a responsabilidade de preservar a Amazônia pois segundo eles "ela é o pulmão do mundo" e que sem ela todo o mundo vai sofrer severamente por não ter cuidado dela.

Pesquisadores já mostram que a Amazônia não é o pulmão, e que o verdadeiro pulmão do mundo são as algas presente principalmente nos oceanos. É verdade que ela tem uma riqueza muito grande, a existência de inúmeras variedades de espécies e que essas provavelmente possuam propriedades importantes para cura de doenças ditas hoje como incuráveis e também riqueza financeira (metais preciosos, combustíveis fósseis e outros.), e também posso dizer que há a melhor riqueza existente que é a humana (associo-a as produções já realizadas pelo homem, culturalmente e historicamente falando).

A passividade que é encarada o fato de que nós somos vistos como desleixados perante a Amazônia não é confortável. Não é tão fácil cuidar dela, mas é certo que devemos nos organizar para cuidar e estuda-la.

As outras nações que chegam a interferir (ou pelo menos tentam) sobre a soberania do Brasil sobre ela deveriam olhar seus próprios "pontos cegos" antes de virem falar dos problemas dos outros.

Ainda não chegou ao ponto de nos tirarem a Amazônia com argumentos "humanitários" (esses usados em tempos e tempos para interesses próprios) e espero que nunca chegue a esse ponto, porque temos autoconsciência dos nossos atos(espero) e que não está legal o modo como é visto o tema Amazônia preservação e estudo. Temos capacidade para reverter ou pelo menos controlar a atual situação.

Autor: Diego Alpes


Artigos Relacionados


InternacionalizaÇÃo Da AmazÔnia

Diga NÃo A InternacionalizaÇÃo

InternacionalizaÇÃo Do Mundo

A Amazônia Perdeu Hoje, Mais Um Pedaço...

Amazônia: Um Patrimônio Do Mundo

Quanto Vale A Amazônia ?

A Internacionalização Do Mundo - A Nova Opressão Colonial Do Século Xxi