República republicana
A "nata" da sociedade brasileira, sempre movida cegamente por seus próprios interesses, nega ao povo o poder de participar nas decisões do país. Nossa primeira república era claramente nobiliárquica, e as demais podem ser facilmente descritas como oligárquicas. As classes mais abastadas temem uma "democracia real", pois o país correria um grave risco de voltar seus investimentos para instrução das classes menos favorecidas, ao invés de continuar pagando subsídios para plantations; ou isentando de tributos grandes empresas privadas.
É importante frisar: não existe "democracia real" sem que o povo tenha acesso ilimitado à educação; pois sem isto, por mais que exista direito a voto, a população não terá condições de discernir entre o que é realmente bom para ela e o clientelismo que impera ainda hoje em nossas eleições.
É fácil de perceber, que em terras tupiniquins não há algum sentimento de nacionalidade depois da copa do mundo. Provavelmente isto é conseqüência da evolução histórica de nossa educação. É relevante ressaltar que desde a colonização, que o país não faz um investimento superior a 10% de seu P.I.B. nessa área. Talvez este seja o ponto de partida para todos os nossos problemas com país, para nossa falta de orgulho de sermos um povo. O brasileiro precisa saber ler para amar o português como sua língua mãe. Carece de conhecer a história de sua gente para se orgulhar da bravura de seus heróis. O Brasil necessita de ensino de qualidade para se sentir povo, para ser nação.
, Por Matheus Amilton Martins
UFPE ? CFCH ? Departamento de história ? Cadeira de português instrumental
Autor:
Artigos Relacionados
Copa Do Mundo
Que País é Este?
Como Ser Democrata?
Decepção Em Ser Brasileiro
Democracia E Voto
''esfomeados'' (modernidade Canibal)
Copa Do Mundo X Política