O Crente E O Incrédulo



O CRENTE E O INCRÉDULO

"Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade ? Ou que comunhão, da luz com as trevas ? Que harmonia entre Cristo e o Maligno ? Ou que união, do crente com o incrédulo ?"( 2 Coríntios 6:14-15)

Para mim, Paulo foi o exemplo de conversão mais marcante que a Bíblia relata. Ele era um cidadão romano, culto, conhecedor das Leis e perseguidor da Igreja de Cristo Jesus.

Após ver uma forte luz e ouvir a voz do Senhor Jesus, Saulo, apelidado de Tarso, caiu do cavalo e ficou cego, permanecendo assim em Damasco três dias, até que o Senhor mandasse um discípulo de nome Ananias, para orar com ele e este recupera a visão.

Muitos estão cegos para enxergar a Deus. O homem, por si só, é curioso, inteligente e procura estudar, pesquisar e avançar nas descobertas, sejam estas fundamentadas nas Leis da física, nos registros arqueológicos e/ou nas teses filosóficas. O fato é que a inteligência do  homem cria e desenvolve idéias boas e más. Isto é louvável, a medida em que os frutos obtidos do esforço humano gerem benefícios para a espécie e esta conquista não sirva para elevar o homem a um estado de soberba, que é a causa principal do afastamento do ser do seu criador.

Com o avanço da tecnologia e a expansão dos meios de comunicação, essas literaturas nos chegam e são devoradas pelos homens, que pela ânsia do saber, se dividem em vários grupos sociais e intelectuais, de forma que os intelectuais se desviam mais de Deus, pois suas mentes materiais ficam vedadas para captar as coisas espirituais. E, a palavra de Deus nos fala que a "sua sabedoria" era loucura para os homens (I CO 1:18), pois as coisas do espírito se discerne espiritualmente.

A Bíblia jamais poderá ser vista ou lida como um livro histórico, onde o leitor faz a interpretação literária. A Bíblia é um livro profético e nela está contida a palavra de Deus.

Obviamente, ali estão narrados fatos que já aconteceram, os que estão acontecendo ( MT 29: 3 ao 14) e os que sucederão no futuro ( I Pedro 4:1 ao 11) (Mateus 25:31 ao 46)(Livro do Apocalipse).

Teses e críticas têm sido escritas contra as Escrituras Sagradas e muitas destas teses ganharam adeptos, tornando-se doutrinas, as quais dão origem às seitas religiosas.

O homem busca sempre o "novo" e procura utilizar-se da razão, sufocando o espírito nele existente. Isto faz com que os sentimentos de fé, amor e misericórdia, manifestos somente pelo espírito, se anulem, vez que a carne luta contra o espírito, tornando-se aquela mais forte.

Jesus, enquanto homem se mostrou  sábio ao falar por parábolas, e, utilizando metáforas, se fazia entender por poucos. Ao contrariar os costumes, calcados em Leis, provava Ele que o amor e misericórdia deveriam estar acima da tradição. Isso foi demonstrado ao  justificar o Samaritano que dera socorro a um homem espancado e caído ao caminho, após ter sido aquele ignorado por um sacerdote e um levita, que diante de Deus, haviam feito votos de prestar socorro e amparo aos necessitados.

Por guardar a Lei, os Judeus também condenaram a Jesus por fazer curas sobrenaturais no sábado, aos olhos dos homens (marcos 3:1-6). E, não obstante a manifestação de sinais e maravilhas, operados por Jesus, ainda se levantavam os incrédulos, verdadeiros opositores do poder de Deus, os sacerdotes, escribas e anciãos.  

O homem é tão carente do visível e do palpável, que um dos discípulos de Jesus, que presenciava os sinais de que estava diante do filho de Deus, somente creu na sua ressurreição ao tocar as marcas dos pregos nas mãos do Senhor.

Os historiadores distorcem as Escrituras Sagradas, pois as têm como "fatos que se supõem terem ocorridos e que sofreram interpretações diversas, não se podendo ter como uma verdade absoluta". O Livro de Gêneses, em especial, no capítulo que fala da forma como Deus originou o homem e a mulher, são citados como "contos" e "fábulas".  O que significa dizer que  maioria se encontram no rol dos incrédulos.

A ira de Deus se revela no céu contra toda a impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça (Rm 1:18). Nos fala a palavra de Deus, revelada a Paulo:

 "O homem, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável, para praticarem coisas inconvenientes, cheios de toda injustiça, malícia, avareza e maldade; possuídos de inveja, homicídio, contenda, dolo e malignidade; sendo difamadores, caluniadores, aborrecidos de Deus, insolentes, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais, insensatos, pérfidos, sem afeição natural e sem misericórdia. Ora, conhecendo eles a sentença de Deus, de que são passíveis de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que assim procedem" (Rm 1:28-32).

Existem pessoas cultas, que têm conhecimento da Bíblia  mas que discordam que Deus é juiz e advogado de todos os homens. O poder da "trindade", representado por Deus Pai, filho (Jesus) e o Espírito Santo (o espírito de Deus) não são alcançados pelos incrédulos.

O Livro de Romanos fala acerca do juízo de Deus para com o homem. Ora, quem representa o juízo senão o Juiz ? E qual o papel do Filho de Deus (?) senão defender e libertar o pecador arrependido, socorrer o aflito, estar com o contrito e abatido de espírito, para  vivificar-lhe o coração (Isaías 57:15).

E, mais uma vez, fico impressionada como Deus preparou o Paulo para nos deixar tão grande revelação. Ele nos revela que "aquele que vive segundo a carne, caminha para a morte; mas, se, pelo Espírito, mortificardes os feitos do corpo, certamente, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus" (Rm 8:13-14).

A mim, me parece, que a profundidade espiritual destes versículos citados não poderão ser entendidos por uma pessoa incrédula. A nossa abstinência a freqüentar certos lugares, por exemplo, aqueles mostrados pelo Espírito Santo como inconvenientes, é vista pelo homem carnal como uma "limitação de mente", rotulando-nos como verdadeiros  "alienados". Mas, na sua palavra, Deus diz que "Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos" (PV 2:7).

A terra foi feita pelas mãos de Deus e este a designou para ser dos homens, podendo  ter o domínio sobre toda a terra. Tudo que nos é acessível a esta terra é para usufruirmos de forma correta e não destrutiva. O livre arbítrio que nos foi dado por Deus deveria ser utilizado para construirmos o melhor, dentro das normas divinas, mas o homem, desde o princípio,  não quis se submeter as ordenanças que o Senhor dava aqueles a quem escolhera (Profetas), preferindo desde à época do Velho Testamento, que um Rei os comandassem. Então, Deus ordenou a Samuel que ungisse a Saul como Rei  (I Samuel 10:19), iniciando-se assim a monarquia.

A escolha de Deus para a missão de um homem não se dá por linhagem, grau de conhecimento ou indicação. O Senhor é soberano para ordenar ao homem uma missão, trabalho ou encargo. As Escrituras nos mostram que homens ricos o serviram (Abraão, Ló), de linhagem (Moisés, e vários reis de Israel), cultos (Samuel, Paulo, Salomão), assim como os simples, Elias, Pedro, João e tantos outros do Velho e Novo Testamento.

Os crentes não são pessoas sem cultura, de mente fraca, desequilibrados. Talvez, esta rotulação se deva pelo fato do verdadeiro convertido dizer não a certas praticas, como a  prostituição, as feitiçarias, as fraudes, as mentiras, à falsidade, evitando assim estar entre aqueles que se reúnem para escarnecer uns aos outros (Salmos 1; Gl 5:16-26).

Deus elegeu o crente porque este creu na sua existência, mesmo tendo o homem o livre arbítrio de segui-lo ou não, pois a fé é um don vindo Dele. Logo, há uma condição para o homem ser salvo que é a aceitação de Jesus, de todo o coração.  Ninguém se auto atribue fé. Todavia, se no coração existir o amor ao próximo, a ponto de nos condoermos pela dor do outro; se o sacrifício de Jesus por nós for aceito e crermos ser Ele o filho de Deus, certamente temos parte com Ele. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus e crer totalmente nela, sem duvidar, pois aquele que duvida é comparado à onda do mar que vem e vai (TG 1:6).

O exercício da fé é contínuo, não podendo o crente crer hoje e amanhã desistir de crer em tudo aquilo que Deus determinou ao homem. Vejam o que fala a sua palavra no Livro de Apocalipse 3:7 ao 11):

"Conheço as tuas obras – eis que tenho posto diante de ti uma porta aberta (Jesus), a qual ninguém pode fechar – que tens pouca força (fé), entretanto, guardaste a minha palavra e não negaste o meu nome. Eis farei que alguns dos que são da sinagoga de Satanás, desses que a si mesmos se declaram judeus e não são, mas mentem, eis que os farei vir e prostrar-se aos teus pés e conhecer que eu te amei. Porque guardastes a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para experimentar os que habitam sobre a terra. Venho sem demora. Conserva o que tens, para que ninguém tome a tua coroa".

A fé é a plena convicção da existência de Deus; ela é o sustentáculo  para aquele que deseja viver uma vida de comunhão com o Criador. Hoje, poucos têm gratidão pela vida. As pessoas vivem descontentes e reclamam de tudo. A gratidão é uma atitude que agrada a Deus.

Ninguém pára para pensar naqueles que estão vivendo em situação de misérias, doentes, abandonados, injustiçados. Sobre a terra há muitos dominadores – pessoas ricas e egocêntricas – que se utilizam do trabalho de outrem para aumentar as suas riquezas.

Jesus nos deixou claro que não podemos servir a dois senhores (MT 6:24). Isto significa dizer que o que ama a riqueza despreza o Reino de Deus que é justiça. O avarento, que nada divide, não herdará o Reino ( I Coríntios 6: 9 ao 11).

Paulo nos afirma que "carne e sangue não herdarão o reino de Deus, nem a corrupção herdar a incorrupção. Pois nem todos dormirão mas transformados seremos todos, num momento, num abrir e fechar de olhos" ( I CO 15:50-52). O que isso significa ?

Paulo nos adverte acerca da salvação. Porque esta, embora seja uma deliberação do próprio Deus, nos permite, enquanto homens, caminhar de uma  forma consciente, quando nos dispomos a viver o evangelho. A palavra de Deus tem o poder de nos transformar, fazendo-nos novas criaturas. De forma que a herança de Deus é para estes que dão ouvidos e com fé aqui caminham, certos da existência de uma eternidade. Daí a revelação de Paulo a nós de que seremos transformados, ganhando um corpo incorruptível, num abrir e fechar de olhos, ou seja, no momento em que Jesus vier buscar a sua Igreja.

E, muitos poderão pensar que realmente a Bíblia é um livro ultrapassado, vez que há mais de 2.000 mil anos, o homem espera pela volta de Jesus. Acontece que o tempo de Deus não é igual ao do homem e "Ele nos fala que um dia para Ele é como mil anos (Salmos 90:4) porque de eternidade a eternidade, ELE É DEUS".

Vejam que o Profeta Isaías pregava que viria um Príncipe da Paz para tirar a aflição da terra, predizendo assim a vinda de Jesus no Velho Testamento. O capítulo 9, versos 6 e 7de Isaías nos revela: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será "Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz; para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu Reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre".

O mesmo profeta, no capítulo 11, nos fala que "do tronco de Jessé sairá um rebento e de suas raízes um renovo". O Homem de Deus dizia ao povo de Israel que da família de Jessé sairia um filho (rebento). Davi, o homem segundo o coração de Deus, era filho de Jessé e Jesus (renovo) é descendente de Davi (raiz).

Amados, toda esta profecia se cumpriu com o nascimento de Jesus e está ainda se cumprindo, porque Deus é longânime para com o homem, a quem ama.   Muitos perecerão e sofrerão o castigo, mas outros se converterão e viverão eternamente.

Jesus falou ao seu discípulo Tomé: "Feliz é o que não vê e crer". O elo entre Deus e o homem se dá nesta convicção, na certeza que temos de que Deus existe, que ama o homem a quem criou e que este faz parte do seu Plano Eterno.

CONCLUSÃO

A mente do homem é muito limitada. O tempo da nossa existência sobre a terra é curto diante da eternidade de Deus. A salvação do homem não vem por suas obras mas única e exclusivamente pela vontade do Criador. Mas, a Bíblia, como sendo um livro profético, nos dá testemunhos da ação de Deus na vida do homem, assim como nos revela que Deus deixa claro que o caminho para que o homem se chegue a ele é por meio do exercício da justiça, da capacidade de amarmos aqui uns aos outros e de manifestarmos o temor a Deus.

Ainda há tempo para você mudar do lado da incredulidade para aqueles que confiam plenamente na existência de Deus. A Bíblia Sagrada é a única fonte que nos leva a constatar de que tudo que ali está narrado é verdade. O Espírito Santo tem a função de testificar no nosso coração a verdade absoluta, e nos convencer do pecado, da justiça e do juízo.

Jesus veio desfazer padrões e normas criados pelo homem. Durante o seu ministério, que foi de 3 anos, ele nos ensinou acerca do caminho que nos levará à presença de Deus. Ele não deixou dito para seguirmos uma religião "x", "y" ou "z". Ele nos recomendou a fazer aquilo que o Pai o mandou dizer ao homem: "amarás a um só Deus e ao teu próximo como a ti mesmo".

Paulo, Ministro do Deus Altíssimo, nos adverte a não acrescentar nada ao evangelho pois tudo que lhe for acrescido é tido por anátema. Logo, não são todos os caminhos que levará o homem a Deus, pois claro está que Deus não dá a sua Glória a Ninguém (Isaías 42;9).

Paz seja com todos !

Zenaide Alcântara de Sousa


Autor: Zenaide Alcantara de Souza


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Vida Cristã

Deus Só Pode...

Quem Construiu A Arca?

Salvação - Somos Salvos Pela Graça!

Por Quê? - Eis A Questão

AbenÇoar E Orar