A Polícia Militar está fora de Controle?



O dever de um policial é cuidar da segurança da população e acima de tudo defender a vida humana, seja de um inocente, seja de um criminoso, à menos que ele represente um perigo à sociedade . Entretanto, já faz algum tempo que a polícia militar deixou de exercer a função que lhe cabe, deixou de ser sinônimo de proteção a todos que vivem em sociedade. Existem vários relatos e várias notícias que aparecem na mídia, sobre os abusos de poder cometidos pela PM. Por engano ou por vontade própria, eles acabam tirando a vida de pessoas, por motivos simples, que deveriam ser solucionados com um diálogo entre as partes e em lugares apropriados como delegacias.
A população passou a ter pavor da polícia militar, porque eles acham que por serem da periferia qualquer ação praticada por eles, é motivo para que a polícia mate inocentes. É como se houvesse um extermínio da população das periferias . Hoje o país, vive a situação de uma guerra civil, onde o combate é entre a polícia e o criminoso, porém os que saem mais prejudicados são os moradores das favelas, que acabam sendo mortos e torturados por causa dos bandidos que ficam impunes.
Deve-se considerar, é claro, que a população nos últimos tempos, tem deixado de ser passiva e tem lutado pelos seus direitos, e com isso muitas vezes, acabam desacatando as autoridades, sendo esse um dos motivos que faz com que a PM mate inocentes. Outro motivo seria principalmente, o uso de objetos estranhos em periferias, que colocam em alerta os policiais e que por isso, quase sempre resulta na morte de cidadãos inocentes, como aconteceu a algum tempo, em que um objeto usado por um morador na favela foi confundido com uma arma e este morador acabou morto. A população se sente injustiçada devido a impunidade que acontece nesses casos. As pessoas tem medo de fazer denúncias contra essas torturas e mortes de vítimas, pois elas temem alguma ação do Estado.
A política de segurança da maioria das cidades hoje é a de que nas favelas todo mundo é suspeito até que se prove o contrário. O lema é atire primeiro e depois pergunte, o que está extremamente errado, porque na favela existem pessoas honestas e trabalhadoras e que só estão ali porque não tem uma condição de vida melhor.
A função do policial deve ser, a de punir as pessoas que cometem um crime ou um ato delituoso com as conseqüências, que estão previstas na lei, perante tal fato. Não está escrito nos códigos, ou na Constituição Federal que a função do policial é torturar e matar civis.
Os policiais, por causa da violência que existe hoje, teriam que ter acompanhamento e estar preparados psicologicamente, deveriam ter uma estrutura para enfrentar o seu trabalho e infelizmente não é o que acontece. Nos dias atuais o policial está estruturado para matar.
Hoje, o que se tem no Brasil são policiais, que não tem instrução, preparo e estrutura para cuidar da segurança do país. São profissionais desequilibrados, que matam civis, por qualquer motivo. É preciso que haja uma mudança em todas as partes. O Estado deve motivar e preparar melhor os policiais e estes devem saber ao certo, qual a sua função e quais são os meios que ele dispões para conter a criminalidade, sem prejudicar a vida do ser humano. Tais medidas farão com que os policiais possam cumprir o seu dever corretamente e a população ficaria mais confiante no poder público, sabendo que não haveria mais injustiças.


Autor: Mônica Fantineli Angelini


Artigos Relacionados


A SeguranÇa PÚblica No Atual Estado DemocrÁtico De Direito

Vejo E NÃo Existe

Policial Militar Da Bahia - Em Acróstico

Responsabilidade Do Estado Perante Os Presos Provisórios Lugar De Custódia E Administração

Abuso De Autoridade Policial

Desarmamento

Artigo: A Ação Das Forças Policiais E O Apoio Das Forças Armadas No Combate Ao Narcotráfico No Rio De Janeiro ? 1ª Parte