4Ps do Marketing



Os 4Ps do Marketing é um conjunto de ferramentas que as empresas usam para atingir seus objetivos. Vários autores, como Churchill e Peter (2000), classificaram essas ferramentas como básicas para controlar, comunicar e satisfazer o cliente. Os 4 elementos são, produto, preço, praça (ponto) e promoção. Muito citada em trabalhos acadêmicos, principalmente nos curso de administração e ciência sociais, os 4Ps é uma ferramenta do marketing fundamental para planos de negócios. O foco nos 4Ps, o seu gerenciamento, proporciona o aprimoramento de estratégia e sustentabilidade de produtos e organizações.
O produto ou serviço é aquilo que a empresa desenvolve para comercializar. As pessoas satisfazem suas necessidades e desejos através dos produtos e serviços. Uma empresa que foca em seu produto, faz com que ele tenha qualidade, desempenho, inovação e diferenciação. Com isso, essas organizações serão as escolhidas pelos consumidores. A longo prazo, estas empresas ou instituições levarão valores de um produto ou serviço superior. Para a concorrência será uma organização competitiva.
O preço é a quantidade de dinheiro que a organização cobra pelos seus serviços. O preço é o único elemento do composto de marketing que produz receita. Praça, promoção, e produto são elementos que geram custos. O preço é o composto mais flexível do marketing porque pode ser rapidamente modificado, ou seja, pode ser reduzido ou elevado. Ao mesmo tempo, o preço é o fator que mais gera problemas dentro do marketing e do setor de vendas. O preço ainda determina o posicionamento da organização na percepção pública e também, nos serviços, é muito difícil de ser determinado.
Praça ou canal de distribuição são canais usados para levar produtos e serviços aos compradores. O relacionamento com esses canais geram vendas, servem como influência para percepção do produto oferecido. Kotler (2008) diz que os canais de distribuições geram custos para as organizações por serem também um ponto de venda, desta forma, a organização tem custo com a remuneração paga aos distribuidores. Em relação a serviços, o custo é mais elevado devido a treinamento e motivação dos prestadores de serviço.
Promoção pode ser definida como técnicas, ou seja, os meios para influenciar a compra, de maneira que o cliente lembre da marca. Uma das estratégias do marketing é identificar a necessidade do comprador, logo, como comunicar que o produto preencherá essa necessidade com qualidade, garantida e indicação de um produto confiável. Kotler (2008) diz que a promoção é a forma que a empresa usa para comunicar seus benefícios e posicionamento ao consumidor. Assim a comunicação deve fixar na memória dos consumidores, apresentar a marca e manter o relacionamento.
Os 4Ps é fundamental para a administração de empresas, para os empresários e gestores. Seu entendimento lhe proporciona foco em ações para melhoria. Toda organização contém de alguma forma os 4Ps de marketing, mesmo organizações que não visam o lucro. Os 4Ps não sofreram grandes modificações deste sua criação, mas alguns autores acrescentaram outros Ps, entre eles, processos, pessoas e as evidências físicas.
Luiz Carlos C Ribeiro
Autor: Luiz Ribeiro


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