A EDUCAÇÃO E A ESCOLA ''DESINTERESSADAS'' III
Neste terceiro artigo da série, continuaremos discutindo a importância das praticas educativas. Desta forma, entende-se que as práticas educativas vão além do que o mero repasse de técnicas e teorias pré-estabelecidas. Segundo autores com Silva (2006), o processo de humanização se concretiza na troca com os pares e com a natureza. Desta maneira, pressupõe-se que é pela mediação da educação, que se buscará instituir, em cada individuo, o "cidadão ético", capaz de ocupar o seu lugar na sociedade, como aquele que passa a ser sujeito de humanização.
Sob o ponto de vista desta discussão, as práticas pedagógicas apresentam-se como instrumentos fundamentais no processo educativo de articulação do sujeito humanizado. A pedagogia de projetos é uma das práticas pedagógicas que se diferencia dos modelos conteudistas. Não se trata de deixar de lado os conteúdos, trata-se, outrossim, da forma com que o educador se posiciona frente a eles. Autores como Andrade (2008), afirmam que o conteúdo pode ser simplesmente apresentado aos alunos, ou pode também ser explorado, investigado e desvelado por eles, por meio da mediação do professor, desta forma, o professor faz com que o aluno busque os sentidos destes conteúdos para a sua existência.
Andrade (2008), afirma que quando o professor faz a opção pela utilização de uma "metodologia ativa", entendida aqui como aquelas em que o estudante tem um papel ativo na construção do conhecimento. Trata-se de uma mudança de paradigma, porque até então a aprendizagem estava centrada no ensino e no professor como "donos" do saber. Ou seja, é uma metodologia que na sua essência, implica uma participação ativa e um diálogo constante entre professores e alunos. Neste sentido, a posição do professor deve ser ativa, criativa e inventiva, pois cabe ao professor algumas responsabilidades no processo de articulação do saber com seus alunos, como por exemplo: refletir sobre o que ensinar, para que ensinar, para quem e como ensinar. São estas questões que dão o sentido à práxis pedagógica. Quando se faz a opção em utilizar práticas pedagógicas com base na Pedagogia de Projetos, não se trata de uma atitude ocasional, mas sim intencional, pois, acredita-se que estas práticas pedagógicas criam as condições de ensino e as situações de aprendizagem, através da motivação e da participação dos alunos. Dentre várias possibilidades de utilização de metodologias ligadas ao processo de ensinar e aprender, optar pela execução de um "projeto de trabalho" é uma forma de integrar um conjunto de situações de ensino que por sua vez, permitem aos alunos uma aproximação a determinados conteúdos curriculares.
Caro leitor, procuramos nesta série de três artigos, iniciarmos um debate sobre a educação e sua complexidade. Nossa proposta não foi a de com estes artigos, apresentar fórmulas prontas, ou responder a todos os problemas educacionais. O que pretendemos é que as considerações que aqui apresentamos, possam servir para levar os leitores a uma reflexão mais profunda sobre o assunto. Não basta entregar o seu filho a escola, ela não é como de inicio possa parecer, um lugar "desinteressado". A escola é um lugar de conflitos, interesses, um lugar onde se consolidam idéias e formas de ver o mundo. Desta maneira, não nos acomodemos no calor e no aconchego de nossos lares, acreditando que por ter colocado nossos filhos na escola nossa tarefa terminou, muito pelo contrário, como vimos ela apenas começou. ________________________________________
[i] Adilson Boell é Mestrando em Desenvolvimento Regional, pela UnC / Canoinhas.
[ii] Sandro Luiz Bazzanella ? Professor da UnC e doutorando pela Universidade Federal de Santa Catarina.
Referêncvias: SILVA, Neide de Melo Aguiar; ZOBOLI, Fabio. (Orgs.). Educação e Ética: historicidade, práxis e processo formativo. Blumenau: Edifurb, 2006; ANDRADE, Márcia Regina Selpa de e ANDRADE, Sônia, Regina de: Metodologias inovadoras para o ensino e aprendizagem. Blumenau: Edifurb; Gaspar: SAPIENCE Educacional, 2008.
Autor: Adilson Boell
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