Com Capricho é Melhor



A Bíblia nos ordena: "E tudo o fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai" (Cl 3.17). Quando nos empenhamos ao máximo, honramos a Cristo.

Temos de nos esforçar ao máximo para evangelizar. O capricho com qualidade atrai as pessoas, mediocridade gera indiferença.

Alguém já definiu evangelismo como sendo um mendigo dizendo a outro mendigo onde encontrar o pão. Inúmeras pessoas vieram a Jesus simplesmente porque alguém disse: "Venha e veja". André disse a seu irmão Pedro: "Achamos o Messias", e o levou até Jesus (Jô 1.41,42). Se vamos a igreja e a grama não está cortada, os banheiros estão sujos, o quadro de avisos tem cartas de missionários presas uma em cima das outras, algumas datando de 2006, os recepcionistas não estão bem vestidos, a classe infantil não tem professor e o culto é realizado de qualquer maneira, isso não é apenas indigno de Jesus Cristo, mas também prejudica nossos esforços para evangelizar. Ninguém se sente estimulado em dizer: "Vem e vê". Entretanto, quando trabalhamos com capricho, as pessoas desejarão contar aos seus conhecidos.

Para fazer algo com capricho é preciso trabalhar bastante. Há uma grande diferença entre realizar um bom trabalho e faze-lo com capricho. Coisas feitas com capricho exigem tempo e esforço.

O capricho se evidencia nos detalhes. O capricho exige diligência diária.

Podemos iniciar um programa com todo capricho, mas, para manter o padrão, precisaremos ser diligentes dia a dia.

Uma vez que tenhamos decidido fazer tudo com capricho, devemos nos preparar para dois aspectos negativos. Primeiro, haverá criticas por parte das pessoas que, pelo fato de nos empenharmos bastante, nos considerem arrogantes. Segundo, se procuramos qualidade, iremos enfrentar desilusões. Ao contrário de que os outros possam pensar, assumir o compromisso de fazer sempre o melhor não gera orgulho, mas sim humildade. O motivo disso é que teremos de lidar com eventuais fracassos. Nunca conseguimos alcançar o ideal que temos em mente.

Alguns conselhos importantes práticos para estabelecer um padrão de alta qualidade para nosso ministério e nossa igreja.

a)Estabeleça o padrão de qualidade com antecedência

b)Não confie em sua auto-avaliação

c)Faça apenas o que puder ser feito com capricho

d)Desista do que não estiver mais dando frutos

e)Incentive as pessoas a participar em projetos para os quais têm talento

f)Procure caprichar, mas não exagere

g)Tenha senso de humor

Termino este resumo dizendo: "Irmãos, quanto a mim, não julgo havê-lo alcançado; mas uma coisa faço, esquecendo-me das coisas para trás ficam e avançando para que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus" (Fp 3.13-14).

Marcos Marins

Autor: Marcos Marins


Artigos Relacionados


Buscar E Salvar O Perdido

Dança Dos Mascarados: Cultura E Tradição Poconeana

Livre ArbÍtrio.

O Doutor E O Caboclo

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

Chaves Espirituais

Eu Já Nasci Desempregado