Educação Popular



A Educação Popular foi um movimento alternativo na década de 60 idealizado não por populares,mas sim por intelectuais como Paulo Freire que se encontravam inconformados com o cenário onde o Estado era autoritário, dominante e excludente Para isso estes educadores e intelectuais se levantaram em favor da defesa da escola publica pois acreditavam que o desenvolvimento econômico do Pais passava pela educação.Neste período a educação era muito mais técnica ou seja,para ensinar a fazer do que para formação de intelectuais.

O movimento da Educação Popular queria mudanças nas ações educativas do estado e as influencias ideológicas das supostas elites tradicionais Em busca da conscientização política do povo e emancipação Social,Cultural e Política das classes menos favorecidas a Educação Popular se dirigia mesmo as vitimas de desigualdades Sociais para mudar a realidade que era opressora e emancipar os sujeitos individuais e coletivos.Defendia a cultura popular e valorizar suas formas de saber.


" As classes precisam ter condições de saber operar epistemologicamente.Para isso precisam de afastar de suas experiências e superar a ingenuidade de seu conhecimento.Eles tem um acumulo de sentimento,mas não alcançam a razão de ser desse conhecimento.É isto que permite superar o senso comum através do bom senso e se aproximar da rigorosidade que pretendemos no conhecimento acadêmico" ( FREIRE 2004,p.143)



Após realizar o feito de alfabetizar 300 trabalhadores em 45 dias,Paulo Freire impressionou o governo Federal representado pelo então presidente João Goulart que adotou a idéia a nível nacional.De 1963 a 1964 a meta era alfabetizar 2 milhões de alunos,porem o golpe militar no mesmo período condenou esta ação considerando "perigosamente subversiva" ocasionando assim o exílio de Paulo Freire do Pais. Na década de 80 Freire volta ao Brasil e assumi a secretaria municipal de Educação de São Paulo tendo a oportunidade de expor suas idéias num complexo educacional de escolas,reiniciando novamente a luta por um tipo de democracia e de educação voltada para os interesses das classes populares por meio de um projeto de reforma política pedagógica radical
Aumentar a qualidade da educação frente a um universo de descaso administrativo escolar,baixos salários,ausência de infra-estrutura e recursos matérias era um desafio na época e a proposta de Freire era integrar os movimentos populares com as igrejas e as universidades tendo estes como aliados ao mutirão cívico na criação da Escola Publica Popular e na formação de profissionais da educação para assim o próprio excluído tomar consciência do que lhe é de direito.Despertar este sentimento nas comunidades é o objetivo desta Educação frente a esta sociedade.Afirma Freire no livro "à sombra da mangueira "que,


"...uma sociedade desafiada pela globalização da economia,pela fome,pela pobreza,pelo tradicionalismo,pela modernidade e ate pós modernidade,pelo autoritarismo,pela democracia,pela violência,pela impunidade,pelo cinismo,pela apatia,pela desesperança,mas também pela esperança".(1995,p.59)


Diante das adversidades ainda vive a esperança de uma escola publica com aspirações educacionais populares pensando em reorientar a politica do país,adotando um currículo que pense na população.Que contemple os saberes populares.


"estimular o aluno a perguntar,a criticar,a criar,onde se propõe a construção do conhecimento coletivo,articulando o saber popular, o saber critico e o saber cientifico mediados pelas experiências de mundo"( 1991,p.43)


Quarenta anos se passaram e a Pedagogia do Oprimido continua viva,visto que a população ainda é oprimida e excluída.A Educação Popular deu espaço a Pedagogia dos Negócios,destina a capacitar competidores competentes a ingressar no mundo dos negócios.Diante deste fato a questão que insiste não se calar é, por que a educação popular não se conseguiu se legitimar como pratica? O que entendemos é que os processos educativos são sempre sociais,nunca individuais.Não podemos nos formar sozinhos.Freire diz que no dialogo entre professor e aluno é que ocorre o processo de construção humana.O ser humano não consegue ser humano distante dos outros homens.e todo ato educativo é um ato de iteração entre humanos.


" A educação não serve para preparar pessoas e grupos humanos para .Ao contrario,a educação deve ser dedicada a acompanhar ao longo de toda a vida pessoas que se recriem e se reaprendam sempre e que devem esta inseridas em comunidade de saber" ."(BRANDAO 2002,pg.206)


Brandão diz que pessoas pensantes por conta própria pouco a pouco são tomadas de consciência de que foram sendo educadas para serem sujeitos presentes tornado-se assim autores de sua própria vida
Observamos que Paulo Freire é visto como um homem admirável,de grande coragem entretanto por que é difícil incluí-lo nas práticas?.Porque o mesmo incomoda a própria pratica pedagogia escolar.A pedagogia escolar acredita que só acontece educação dentro da escola,se você não saber ler,você não é ninguém e Freire diz,cuidado!existe construção de seres humanos também fora da escola,ou seja a vida também ensina.Ele era um professor reflexivo da escola cidadã.Acreditava que .,aprende-se na escola e na vida. O fazer pedagógico é um eterno refazer, porque a tarefa de formar humanos será um eterno refazer sempre e, enquanto houver crianças, temos que refazer a tarefa de dar conta delas. Vamos evitar que o movimento social da educação vire um tema para alguns pesquisadores.

















Bibliografia:


FREIRE,Paulo.A educação na cidade.São Paulo.Cortez,1991.
FREIRE,Paulo.À sombra desta mangueira.São Paulo.Olho D?água.1995
FREIRE,Ana Maria (org)Paulo Pedagogia da tolerância.São Paulo,UNESP,2004
BRANDÃO,Carlos Rodrigues. A Educação Popular na escola cidadã. Petrópolis: Vozes, 2002. v. 1.


Autor: Maressa Nasaré Lima


Artigos Relacionados


Anotações Sobre Ensino E Os “tipos” De Educação Em Paulo Freire

A Educação Como Prática De Liberdade

Educação Popular

Ensinar E Aprender Na Educação Do Campo: Processos Históricos E Pedagógicos Em Relação

EducaÇÃo No Mundo ContemporÂneo

Educação Gestão E Desenvolvimento Sustentável

O Município Que Educa