JESUS CRISTO É DEUS COM CORPO DE HOMEM



JESUS CRISTO É DEUS COM CORPO DE HOMEM

Jesus é o ponto de chegada da longa caminhada do povo hebreu, iniciada com Abraão (Gn 12), movido pela fé. Jesus é Deus com corpo de carne como o nosso não, um espírito puro. "Nele habita corporalmente toda a plenitude da Divindade" Cl 2,9. Jesus é Deus em carne e osso, continua em carne e osso depois de ressuscitado. No Dia da ressurreição, à tarde Jesus caminha com os discípulos de Emaús, que o confundem com um forasteiro desinformado sobre o que aconteceu com ele em Jerusalém nos últimos dias. Só depois que repartiu o pão com eles, eles o reconheceram. Aí, "Jesus ficou invisível diante deles". Eles retornaram a Jerusalém para dar a notícia aos outros discípulos que encontravam-se trancados com medo das autoridades judias. "Eles falavam ainda, quando o próprio Jesus se apresentou entre eles e disse: A paz esteja convosco. Tomados de espanto e temor, imaginavam ver um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados e por que tais dúvidas surgem em vossos corações? Vede minhas mãos e meus pés: Sou Eu. Põe teu dedo aqui e vê minhas mãos. Estende tua mão e a põe no meu lado; não sejas incrédulo, mas crê. Apalpai e entendei que um espírito não tem carne nem ossos como estais vendo que tenho. Dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E como, por causa da alegria, não podiam ainda acreditar e permaneciam surpresos, disse-lhes: Tendes o que comer?
Apresentaram-lhe um pedaço de peixe assado. Ele o tomou e o comeu diante deles" Lc 24,36-42; Jo 20,27s. Jesus é Deus, é Espírito, portanto, que existe de toda eternidade juntamente com o Pai e Deus Mãe. Mas, um dia, o Filho do Pai e de Deus Mãe é enviado ao mundo para assumir a condição humana, tomar corpo no corpo de Maria. "No princípio era a Palavra, a Palavra era Deus. Quando chegou a plenitude do tempo, Deus enviou seu Filho (Palavra em Pessoa) nascido de uma mulher, numa carne semelhante à carne do pecado, para remir-nos da maldição do pecado. Disse o Anjo a Maria: Conceberás e darás à luz um filho, e o chamarás com o nome de Jesus, porque salvará o seu povo dos seus pecados. Ele será o Filho do Altíssimo e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai, Davi. O Santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. E a Palavra se fez carne e habita entre nós. Jesus Cristo é nascido da estirpe de Davi segundo a carne, estabelecido Filho de Deus com poder pela ressurreição dos mortos, segundo o Espírito de santidade. Caríssimo, não acrediteis em qualquer espírito, mas examinai os espíritos para ver se são de Deus, pois muitos falsos profetas vieram ao mundo. Reconheceis nisto o espírito de Deus: todo espírito que confessa que Jesus veio na carne é de Deus; e todo espírito que não confessa (que) Jesus (veio na carne) não é de Deus; é este o espírito do Anticristo. Quem é o mentiroso senão o que nega que Jesus é o Cristo? Eis o Anticristo, o que nega o Pai e o Filho. Todo aquele que nega o Filho também nega o Pai. E quem confessa o Filho também possui o Pai. Eu e o Pai somos um: o Pai está em mim e eu no Pai; quem me vê, vê o Pai. Quem vos ouve, me ouve; quem me ouve, ouve o Pai que me enviou. Quem vos rejeita, me rejeita, e quem me rejeita, rejeita o Pai que me enviou" Jo 1, 1.14.18; 10,30; 14,9-11; 20,27-28; Gl 4,4; Lc 1,31-35; 10,16; Rm 1,3-4; 8,3; 1 Jo 4,1-3; 2, 22-23; Mt 1,21; 10,40. Por revelação sabemos que Jesus é Deus humanado, tem corpo de carne igual a nós. Nele a natureza divina e humana se unem de maneira indissolúvel, sem se misturaram ou fundirem. É a união hipostática. Nós também somos espirituais, pois participamos da natureza divina e somos filhos de Deus, no, com e por Jesus Cristo. Sendo filhos e filhas de Deus, somos divinizados, "quase deuses" ( Cf. Gn 3,5). Pela fé no poder de Deus do qual participamos, podemos realizar as mesmas obras de Jesus. por sermos filhos por enxertia na natureza do Filho, o corpo de cada um de nós é a morada do Espírito Santo, nesta vida e depois da morte.
Nosso corpo faz parte da nossa substância, não um acessório descartável com a morte, como pensam Pitágoras, Platão e os espíritas; não a revelação judeu-cristã. As Escrituras Judeu-Cristãs afirmam a unidade indissolúvel da alma e do corpo no ser humano. Nem a morte dissolve a unidade substancial do ser humano, restaurada na ressurreição segundo o Espírito. "Semeado corruptível, o corpo ressuscita incorruptível; semeado na fraqueza, ressuscita cheio de força; semeado desprezível, ressuscita reluzente de glória; semeado corpo psíquico, ressuscita corpo espiritual" 1 Cor 15,42-44. Corpo espiritual, não espírito incorpóreo. Espiritual é o corpo de Jesus após a ressurreição. O corpo humano também. Esta verdade é o foco da fé cristã. "Se Cristo não ressuscitou, ilusória é a vossa fé" v.20. Revelação é verdade outorgado, para acolher ou rejeitar, para crer ou não, conforme nos pareça fidedigna ou não. Pelo que Deus fez e faz por nós, é merecedor de crédito. Toda a Bíblia Sagrada é escrita por homens, mas é inspirada pelo Espírito Santo. "A profecia (palavra de Deus posta na boca de alguém com fé) jamais veio por vontade humana, mas homens, impelidos por Deus Mae, falaram da parte de Deus. A Escritura toda (AT e NT) é inspirada por Deus e útil para instruir, refutar, corrigir, educar na justiça" 1 Pd 1,21; 2 Tm 3,16. Inspirar não é soprar ou ditar palavras ao ouvido de alguém. Deus não ditou a revelação bíblica, mas inspirou homens e mulheres, através da fé deles, para comunicar-nos seus desígnios. Quer dizer, a Palavra de Deus não chega até nós nua e crua, como pensam os maometanos que é o Alcorão, ditado pelo Arcanjo Gabriel (Espírito Santo para eles) ao Profeta Maomé. A Palavra de Deus chega a nós dentro da História humana, vivida pela fé de quem reconhece sua fidedignidade e a acolhe com respeito. Por ser expressa em palavras humanas, a Palavra de Deus se torna accessível ao nosso querer e pensar. É um pouco como você explicar a uma criança um assunto complicado, usando palavras que ela entende. Para tornar sua Palavra mais ainda acessível, Deus se fez carne em Jesus. "A Palavra de Deus fez-se carne e habita conosco" Jo 1,14. Não se pode tirar isto da Bíblia, é registro histórico. Jesus Cristo tem data de nascimento, de vida terrena, morte e de ressurreição. Depois de sua entrada no mundo, mudou a contagem do tempo: antes de Cristo e depois de Cristo). Tudo documentado, até na História Universal. A Bíblia é um dos livros mais honestos, o mais lido,estudado da humanidade, contestado apenas por uma minoria desinformada ou de má-fé. O hinduísta Mahatma Gandhi vivia ao pé da letra o Sermão da Montanha, que considerava a mais bela página da humanidade.
Há livros mais antigos que a Bíblia, como os Upanichads dos indianos, A Odisséia e A Ilíada de Homero, e ninguém ousa mexer numa linha do que esses gênios escreveram. Pitágoras, inspirador do espiritismo com sua teoria da metempsicose, Platão e Aristóteles são 5 a 6 séc Ac, e intocáveis nos seus conteúdos. Suas obras chegaram até Gutemberg e até hoje porque abnegados copistas as transcreveram repetidas vezes. O mesmo com AT e o NT. Ainda hoje temos a maior veneração por estes gênios humanos, fundadores do que pensamos hoje, dos valores da nossa cultura. Por que só a Bíblia Sagrada pode se tornar casa-de-mãe-joana? Pode-se não acreditar em Jesus e sua mensagem, pois a fé é proposta por Deus, não imposta. Mas não se pode negar a fidedignidade da Palavra de Deus. É pegar ou largar, aceitar ou rejeitar. Achincalhar, não. Perguntei a um amigo espírita: "Onde estão as pessoas reencarnadas"? Ela não soube responder-me. É tudo muito imponderável, vago, sem raiz histórica. Não me diga que sou reencarnado, porque sou fruto do encontro de dois gametos (espermatozóide e óvulo), cujos DNAs traziam os códigos genéticos de meus pais. Por isso os filhos se lhes assemelham. Tudo explicado pela biologia, pela genética, pela engenharia genética, sem necessidade de apelar para a reencarnação. O corpo humano é tão sagrada que até Deus, que é Espírito, quis ter como o nosso, pra nele perpetuar a dignidade do ser humano de carne, ossos, nervos, sangue, sexualidade. "Em Jesus Cristo habita corporalmente toda a plenitude da Divindade". Deus uno e trino está por inteiro no Corpo do Redentor e amado irmão, Jesus de Nazaré, cidade onde viveu e que ainda existe perto do Mar da Galiléia. Geografia e História não se apaga com borracha mental.
Geraldo Barboza de Carvalho.


Autor: Geraldo Barboza De Carvalho


Artigos Relacionados


Deus Concede Os Desejos Do Nosso Coração.

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Em Cristo Já Não Há Mais Maldição Para Os Homens.

A Verdade Nos Libertará

Precisamos Ter FÉ Inteligente E NÃo EmoÇÃo.

Deus é Amor

Qual é A Condenação Para Quem Não Crê Em Jesus ?