Em Busca De Novos Valores Para Educação



A educação escolar é cada dia mais importante para o cidadão. As exigências do mercado de trabalho aumentam, junto às rápidas transformações que vêm ocorrendo na sociedade. Quem não completou pelo menos a escolaridade básica encontra muita dificuldade na disputa por um emprego. O conhecimento é um processo dinâmico, e acreditar que todos são capazes de aprender implica um novo redimensionamento para a prática pedagógica.

A educação é um processo de construção pessoal e social que se dá na interação com ocotidiano, nas relações que o homem estabelece com a natureza e com a sociedade e suas estruturas políticas, sociais e econômicas: "Educação é o caminho pelo qual homens e mulheres podem chegar a tornar-se conscientes de si próprios, de sua forma de atuar e de pensar, quando desenvolvem todas as suas capacidades considerando não apenas eles mesmos, mas também as necessidades dos demais." (FREIRE, p. 40) Além da formação de base (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e da formação específica para o aprimoramento pessoal e profissional,  há que estar clara a relevância da  formação  contínua e permanente, tendo em vista o mundo moderno, quando os  conhecimentos precisam ser modificados, reelaborados, e quando o desenvolvimento tecnológico, político e social deixou de ser um complemento passando a basear-se na estrutura da própria vida. Daí a educação de adultos ser uma necessidade. A formação do jovem e o adulto é  a efetivação da própria vida em ação.

Para tanto, o professor precisa perceber essa realidade e pesquisar, aprofundar-se teoricamente. Educação de jovens e adultos, pois, deve se centrar no processo, sendo o próprio adulto um agente de sua formação. O impacto dessa verdadeira revolução tecnológica sobre as instituições educacionais tem se mostrado avassalador. A tecnologia, que inclui desde os modernos eletrodomésticos, até equipamentos mais sofisticados, altera comportamentos e interfere na forma de relacionamento do homem consigo mesmo, com seu meio físico e com seu meio social – a intermediação objeto/sujeito torna-se cada vez mais complexa. A escola revela sua nova face para a desestruturação dada a fragilidade de alguns elementos que constituem seu alicerce, ou seja, a coerência entre sua prática pedagógica, a qualificação do corpo docente, as dificuldades de ordem financeira e outras. Dessa forma, as instituições  escolares, diante do desafio da modernidade, terão um novo caminho a percorrer. Esse processo requer mudanças e o maior entrave para que elas se realizem são as práticas tradicionais arraigadas. Romper com esses traços é um grande desafio. Uma instituição que valoriza seu capital intelectual está aberta ao processo de transformação e à geração de novos conhecimentos.Conhecimento pressupõe ação.  Uma instituição não cria conhecimento sozinha (NONAKA, 1997). O conhecimento é criado por indivíduos, portanto uma organização precisa de pessoas para criar e trabalhar em equipe. Uma instituição que pretende atingir seus objetivos não pode prescindir da capacitação dos recursos humanos neles envolvidos. Para isso exigisse envolvimento, criatividade, ousadia e sobretudo compromisso. O trabalho  há de ser em conjunto entre todos os envolvidos no processo educativo.

A educação acontece na escola e fora dela. A educação será eficaz desde que  professores e alunos tomem consciência do grande alcance dos processos informais de educação e que os levem em consideração ao desenvolverem suas atividades, buscando a coerência entre o dizer e o fazer, entre o pensar e o agir, entre o sentir e o falar.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

FONTOURA,A – Fundamentos de Educação.3ª Edição- Editora Aurora.

PIAGET, J. – Para Onde Vai a Educação?4ª Edição- Livraria José Olympio –Editora UNSCO.

NIDELCOFF, M. Teresa, Uma Escola para o Povo. 16ª Edição – Editora Brasiliense, 1983.

CUNHA, M. I.O Professor universitário na transição de paradigmas, Editora JM Ltda, 1998.


Autor: Erynat FERNANDES


Artigos Relacionados


A Função Da Escola E Da Educação

Psicologia E Educação

O Salmo 23 Explicitado

Importância Do Conhecimento Psicológico Para A Educação E O Ensino.

Amor MatemÁtico

A Construção De Valores Na Educação

SolidÃo...