Dia Mundial do Meio Ambiente
Comemorado entusiasticamente no mundo todos os anos no dia 05 de Junho e coordenado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, o Dia Mundial do Meio Ambiente é sem nenhuma dúvida a maior celebração global em torno de ações ambientais que visam ao equilíbrio e ao respeito ao meio ambiente.
A data comemorativa surgiu há 36 anos, depois que a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972 em Estocolmo (Suécia). Nesse evento de grande repercussão mundial para a época, a Organização das Nações Unidas estabeleceu uma Declaração sobre o Ambiente Humano, com 26 princípios, e um Plano de Ações que deveriam orientar as atitudes humanas, as atividades econômicas e as políticas de forma a garantir maior proteção ambiental.
O principal objetivo desse dia comemorativo é chamar a de chamar a atenção de povos, países e da mídia para a importância da preservação ambiental.
Kigali, capital da Ruanda, foi a sede escolhida para comemorar o evento este ano, ou seja, as celebrações universais do Dia Mundial do Meio Ambiente.
Segundo o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), a escolha deste país da África Central para a celebração Mundial do Meio Ambiente, é em razão da combinação de uma riqueza ambiental extraordinária, incluindo espécies raras como os gorilas das montanhas, quase extintos, com a implementação de políticas verdes inovadoras.
O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 1972 marcando a abertura da Conferência de Estocolmo sobre Ambiente Humano.
Os principais objetivos das comemorações são:
1. Mostrar o lado humano das questões ambientais;
2. Capacitar as pessoas a se tornarem agentes ativos do desenvolvimento sustentável;
3. Promover a compreensão de que é fundamental que comunidades e indivíduos mudem atitudes em relação ao uso dos recursos e das questões ambientais;
4. Advogar parcerias para garantir que todas as nações e povos desfrutem um futuro mais seguro e mais próspero.
Segundo a ONG WWF-Brasil "num momento em que a Natureza se apresenta especialmente inquieta, com manifestações causadas ou não pelo Homem ? mas que cobram um preço alto em vidas ?, tais como furacões furiosos, enchentes devastadoras, deslizamentos letais, invernos glaciais, chegamos ao Dia Mundial do Meio Ambiente chamando não somente à reflexão, mas, principalmente, à ação de todos em defesa da vida". (...)
(...) "Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis são fundamentais".
(...) "À sociedade civil organizada, em especial às ONGS sócio-ambientalistas como o próprio WWF-Brasil, cabe conceber e aplicar soluções, realizar campanhas, mobilizar e facilitar o engajamento de indivíduos, governos e iniciativa privada num esforço conjunto para o bem comum das gerações de agora e do futuro".
E de acordo com o site da Sociedade Brasileira de Dermatologia o principal grupo de gases nocivos à camada de Ozônio conhecidos como clorofluorcarbonos são:
- Dê preferência a geladeiras e aparelhos de ar condicionado que utilizam gases inofensivos;
- Evite embalagens de isopor, as quais utilizam CFCs em sua fabricação;
- Prefira extintores de incêndio sem halons;
- Caso tenha um extintor de halons, evite descargas desnecessárias e certifique-se que não há vazamentos;
- Plante uma árvore;
- Utilize material reciclado;
- Use transportes coletivos ou bicicletas.
Em todo o território nacional estão previstos pelas Secretarias Estaduais e Municipais de Meio Ambiente e pelos órgãos ambientais, congressos, palestras, exposição fotográfica, lançamento de livros, oficinas, minicursos e apresentações artísticas.
O Dia Mundial do Meio Ambiente é tão importante que a Escola da Advocacia-Geral da União (AGU) informa que estão abertas as inscrições para a Palestra "Um ano de atuação da Agenda Ambiental na AGU - Ações e Resultados" previsto para acontecer no próximo dia 10 de junho de 2010.
Entidades e órgãos citados nesse artigo:
- Assembléia Geral das Nações Unidas;
- ONG WWF-Brasil;
- Sociedade Brasileira de Dermatologia;
- Advocacia-Geral da União.
Autor: Roberto Jorge Ramalho Cavalcanti
Artigos Relacionados
Aspectos Históricos Relevantes Ao Surgimento Do Direito Ambiental
A Matemática E O Dia Do Meio Ambiente E Ecologia
Dia 05 De Junho
Os Reflexos Dos Tratados Internacionais Na ProteÇÃo Ambiental Brasileira
O Direito Ambiental E As PolÍticas PÚblicas: Pessoa Humana, SaÚde PÚblica E O Meio Ambiente À Luz Da ConstituiÇÃo
Direito Internacional E Proteção Ao Meio Ambiente
Resumo Educação Ambiental