Transtorno obsessivo-compulsivo



Este transtorno é uma doença, você pode sofrer disso e não sabe. Já se deu conta de um comportamento que você tenha que pode parecer incontrolável, repetitivo, persistente? Pode ser um transtorno obsessivo-compulsivo, popularmente conhecido como "toc". É considerado o quarto transtorno psiquiátrico mais decorrente na população. Causa incômodo e angústia a quem tem e a seus familiares. Acomete geralmente jovens ao fim da adolescência e se não tratado possivelmente dure toda a vida.
Caracterizado pela presença constante de obsessões-idéias, pensamentos que vem a mente mesmo contra a vontade da pessoa e são seguidas de atos para neutralizá-las, ilusões de alguma forma ligadas a realidade, na qual medo excessivo de ferir-se, perfeccionismo, e preocupação exagerada com a higiêne estão incluídos.
O tratamento deve ser individualizado, sendo observado o grau do transtorno podendo ser tratado por meio de tratamento farmacológico, às vezes com doses mais elevadas que tratamento para depressão, sempre com acompanhamento psicológico se utilizando de terapias.
Algumas fobias também podem ser consideradas como transtorno obsessivo-compulsivo, como por exemplo, o medo de deixar janelas e portas abertas, medo de sair de casa, pois a pessoa sente que pode correr um risco enorme se por caso deixar de fazer algo disso.
Quando o indivíduo que é compulsivo, sabe de tudo que está fazendo, a compulsão é algo consciente e repetitivo, por exemplo, quando conta, se lava várias vezes ao dia com medo de contaminação, porém, quando o indivíduo tem sintomas do "toc" isto ocorre inconscientemente. Há de se deixar claro que para que os comportamentos sejam considerados compulsivos têm de ocorrer em uma freqüência bem acima do necessário.
Se você se preocupa demais com limpeza, verifica portas e janelas mais que o necessário, necessita contar quando faz outras coisas, preocupa-se demais com ordem ou alinhamento, evita certos lugares (banheiros públicos, hospitais) por considerá-los pouco limpos, toma vários banhos ao dia, não toca em certos objeto (maçanetas, dinheiro, corrimãos) sem depois lavar as mãos é bastante provável que você seja portador do transtorno obsessivo-compulsivo, procure um médico ou um psicólogo.

Autor: Tiago Damian


Artigos Relacionados


Toc, Toc: Tem Alguém Em Casa?

Neurose Obsessivo-compulsiva

AnÁlise Do Filme “a Menina No PaÍs Das Maravilhas” Sobre A Perspectiva Psicopatologica

Ansiedade: A Doença Do Século

Toc - Transtorno Obsessivo Compulsivo

O Que é Transtorno Obsessivo Compulsivo?

Você Sabe O Que é Uma Doença Mental?