FORMAÇÃO DISCURSIVA E PRODUÇÃO DE SENTIDOS EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS



Para começarmos a indagar alguns aspectos da conceituação de formação discursiva, iremos abordar os pensamentos de dois "Micheis" ? Michel Pêcheux e Michel Foucault ? que foi originado pelo segundo e aprimorado pelo primeiro à luz da Analise do Discurso.
Formação Discursiva para Michel Foucault
Em sua obra, Arqueologia do Saber, Michel Foucault em seu capitulo de dedicado a Formação Discursiva, afirma que uma dada Formação discursiva (aqui a chamaremos de FD) aponta que unidades tradicionais com teorias, ciência, ideologia, implicam na produção, de enunciados que estão presentes no mesmo sistema de regras de produção, ou seja, Foucault define discurso como sendo um conjunto de enunciados na proporção em que nascem e se revelam na mesma FD.
Para isso, aponta-se que as regras de uma FD determinam a existência, coexistência, modificadores e desaparecimento de uma dada repartição. A partir daí, Foucault propõe estudar e descrever o sistema de dispersão no discurso. Segundo ele, as repartições numa FD e as dispersões inerentes aos seus saberes podem ser investigadas a partir das regularidades que acontecem dispersão.
Foucault procura definir FD num capitulo em Arqueologia denominado Formação de Estratégias. Segundo ele, "todo este jogo de relações constitui um principio de determinação
que admite ou exclui, no interior de um discurso, um certo numero de enunciados" (FOUCAULT, 1971, p.83)
Percebe-se aqui, que esta FD é regida por um conjunto de regularidades que determinam uma homogeneidade e fechamento. Abordaremos agora algumas idéias de Michel Pêcheux sobre formação discursiva.
Autor: Plinio Pereira


Artigos Relacionados


Resenha Acerca Do CapÍtulo Ii Do Livro: Vigiar E Punir De Michel Foucault.

Foucault E A Sujeição

Ética Em Foucault

Resenha Dos Artigos: Análise Do Discurso: Lugar De Enfrentamentos Teóricos E Michel Pêcheux E História Epistemológica Da Linguística

A ReproduÇÃo Do Poder: AnÁlise Da TrajetÓria Da Penalidade Feita Por Michel Foucault

Teórias De Weber, Malinowski E Foucault Aplicadas A Um Caso Jurídico¹

A Linguagem Regional Na Obra O Seminarista, De Bernardo GuimarÃes.