Voto Não é Loto
Votar leva alguns poucos minutos, no entanto, as conseqüências desta ação perduram por anos. Estes homens ou mulheres que se candidataram a uma vaga no legislativo e no executivo candidataram-se a exercer o poder em seu nome e a decidir por você os rumos da sua vida.
É chegado o momento de fiscalizar a atuação dos eleitos. Observar com bastante atenção o que de fato eles fazem com o poder que lhes é dado e isto é exercer o seu direito-dever com consciência. Este direito de votar traz consigo a responsabilidade de fiscalizar, e nunca poderá ser esquecido que ele é resultado da luta de brasileiros que por décadas foram silenciados pela força de regimes autoritários.
Nossas eleições são uma fantástica demonstração de que somos capazes de realizar com agilidade e lisura um pleito em um país continental. Porém, vejo que a qualidade do voto em nosso país é um dos piores do mundo. Voto de qualidade é o voto intencionalmente, e exclusivamente, determinado a expressar a opinião do eleitor e de ninguém mais.
Como será possível um voto de qualidade em regiões assoladas pela miséria, onde o analfabetismo é tão comum que passa a ser encarado com naturalidade. Pois quando o corpo padece, torna-se cada vez mais difícil que a mente permaneça disposta a se concentrar em temas que são aparentemente tão subjetivos como a própria política.
Não poderemos esperar que um cidadão prisioneiro do assistencialismo estatal possa exercer o voto de qualidade. As ameaças de perda dos seus benefícios são na verdade ameaças ao sufrágio. E estas ameaças prejudicam a integridade e a seriedade daqueles eleitos. Faça diferente e não somente a diferença. Informe-se cada vez mais, agora e sempre.
Autor: Homero Barbalho
Artigos Relacionados
O Povo Atento
Voto: Um Direito Ou ObrigaÇÃo?
O Voto - Um Direito PolÍtico
O Que Impede A Democracia
Votar Com Vigor
O Voto Nos Moldes Atuais - A ConservaÇÃo Da Hegemonia Burguesa
Pleito Eleitoral 2010