O TANGRAM COMO OBJETO DE APRENDIZAGEM



RESUMO

O desenvolvimento de recursos tecnológicos e suas potencialidades na educação têm incentivado o surgimento de novas formas de ensino e aprendizagem. A elaboração desse aparato está funcionando como facilitadores na construção de significados. Exemplo disso é o RIVED ? programa da Secretaria de Educação a Distância ? SEED, que produz conteúdos pedagógicos digitais na forma de objetos de aprendizagem. Neste trabalho abordaremos o Objeto de Aprendizagem Tangram produzido pelo RIVED, usando como um de seus suportes a internet, bem como seus recursos no ensino de conteúdos matemáticos.

PALAVRA CHAVE: Objetos de Aprendizagem, Rived, Tangram.

INTRODUÇÃO

Discutese há algum tempo em nossas escolas a respeito do ensino contextualizado, buscando conhecer a realidade do aluno para que os nossos conteúdos curriculares fossem significativos no cotidiano deles. Isso teve influencias diretas nas práticas de ensino dos professores e, consequentemente, nas relações de ensino e aprendizagem. Atualmente, com o bombardeio das informações digitais a realidade do aluno mudou. Temos agora alunos mais curiosos e com muitos dados e informações que precisam ser estruturados, estrutura esta que Machado, no texto de Spinelli, apresenta em forma de pirâmide informacional: DADOS, INFORMAÇÕES, CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA. Como o autor apresenta, um objetivo importante da escola deve ser o patamar CONHECIMENTO, o que não significa que seja o único, pois estaremos passeando pelos demais patamares da pirâmide. Nesse contexto surge uma ferramenta que pode beneficiar professores e alunos: o Objeto de Aprendizagem (OA), que é fundamentado na construção do conhecimento de forma prazerosa para os alunos na perspectiva de ser um material educacional significativo e que pretende ajudar a construção de significados. Segundo Gallotta, são os objetos de aprendizagem que permitem a construção de contextos digitais para os conteúdos que serão explorados.
Autor: Thiago Leonardo Bastos


Artigos Relacionados


Vantagens Da Educação A Distância

O Ensino Dos Fenômenos Da Corrente Elétrica

A IntroduÇÃo De Tecnologia No CurrÍculo

Teoria Da Aprendizagem De Ausubel - Resenha.

Interdisciplinaridade: Uma Nova Atitude Docente

O Processo De Ensino E O Estudo Ativo; Como Ensinar? Recursos De Ensino; Avaliação E Construção Do Conhecimento.

As Tecnologias No Contexto Escolar