Investimentos em Infraestrutura no Brasil



O Brasil desde década de 80, não tem crescimentos favoráveis para uma infraestrutura de desenvolvimento, com a capacidade em maximizar a economia, devido ao seu índice de endividamento nas décadas anteriores.

O Brasil na década de 70 se utilizava muito de financiamento externo para o seu desenvolvimento (parâmetro que se explica em partes o Milagre Brasileiro), para investir no crescimento econômico, porém com as crises do exterior, foi declaro Moratório, onde o país que se utilizava deste financiamento se afundo em dividas, pois declarava que devia, mas pagaria só quando pudesse.

Sendo assim, o Brasil não possuía um crescimento, pois se afunda nas dividas e tendo aumento de gastos públicos, foi dificultando mais ainda, e junto com uma alta inflação.

Entretanto as empresas estatais do Brasil não possuíam capacidade para grandes investimentos na infraestrutura para que o Brasil crescesse, tendo assim as privatizações que foram boas nos aspectos sociais, porém não conseguiram suprir a parcelas de investimentos do qual o país precisava em infraestrutura.

Tendo assim uma brecha sempre que o Brasil precisa crescer ele esbarra em uma infraestrutura mal feita e organizada. Porque para um país crescer e desenvolver-se ele precisa de portos de grandes portes, ferrovias, rodovias, areio portos, etc. Para que haja uma eficiência maior e uma diminuição de custo para as empresas, e sendo assim um produto final de menor preços. Contudo um maior desenvolvimento econômico para o Brasil. Pois para o Brasil pensar em chegar perto do crescimento semelhante dobrar ou triplicar o investimento do PIB para à área de infraestrutura.

Entretanto o Brasil agora nos anos 2014 e 2016, onde vai sediar a Copa do Mundo e a Olimpíadas, deverá tem um grande aumento de investimento em infraestrutura para poder estar apta a sediar esses eventos mundiais, sendo assim para que haja um transporte mais rápido, uma deslocação rápida, poder segurar a demanda que aumentará, devido à vinda de muito turista, a segurança nacional deverá melhorar, suas estradas.

Sendo assim, você um investidor, uma boa hora para pensar em investir em infraestrutura pois será de grande importância daqui uns anos e será um meio onde o Brasil precisará se desenvolver para pensar em poder crescer a uma media de 5% ao ano onde todos prevêem.
Autor: Helisson Sakano


Artigos Relacionados


O Brasil Necessita De Um Pac Sério E Muito Mais

Brasil: Infraestrutura E Competitividade

Verdade Sobre O Programa De Investimentos Em Logística Do Governo Dilma

Como Investir No Brasil Se O Custo De Captação De Recursos é Alto?

A Crise Brasileira É De Infraestrutura

Favelização Das Metrópoles Brasileiras

Caminhos E Descaminhos Das Ferrovias No Brasil