O ENFERMEIRO E SUA ASSISTÊNCIA A PACIENTES PORTADORES DE DOENÇA MENTAL



Flaviane da Silva Santos¹
Elayne Raden Pereira dos Santos¹
Jefferson Moreira Batista¹
Felizane Mendes¹
Emerson Mafia²

Resumo:

São comuns os problemas envolvendo saúde mental eles têm um grande impacto na sociedade e são de grande importância devendo ser acompanhados por equipes de saúde devidamente preparadas. Em psiquiatria um dos fatores de extrema relevância é a anamnese, porém, deve ser completa e precisa, pois em parte das vezes não existem exames e investigações capazes de confirma o diagnóstico (DRATCU, 1996). Para Daniel (2003), o enfermeiro ocupa lugar indispensável no atendimento à saúde, devendo ser ele o líder da equipe de enfermagem, por competência e não por imposição. A família desempenha um papel central na vida do paciente e é uma parte importante do contexto da vida do paciente. É dentro das famílias que as pessoas crescem, se nutrem, obtêm uma sensação de si próprias, cultivam crenças e valores a respeito da vida e progridem através dos estágios de desenvolvimento da vida. A família é a primeira fonte para a socialização e ensino sobre saúde e doença. De acordo com Manzolli (1996), trabalhar com paciente psiquiátrico é trabalhar com a realidade onde ele passa sua vida, seja na família, com amigos, parentes, colegas e outros. Hoje os tratamentos de saúde mental deixam de ser apenas em centros especializados e hospitais e passam a ser também no lar, existe uma rede diversificada e qualificada de serviços especializados na comunidade, as unidades de saúde mental. Concluímos que como profissionais de saúde saibamos acolher nosso pacientes e usuários de nossos serviços de forma a sanar suas necessidades, o paciente deve encontrar nele o apoio para recupera-se, liberdade para expor seus anseios.
Palavras- chave: Saúde mental, Enfermeiro, Família, Assistência.

_____________________________________
¹ Acadêmicos do curso de Enfermagem oferecido pela Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.
² Enfermeiro, Docente do colegiado de Enfermagem da Faculdade São Francisco de Barreiras - FASB.

INTRODUÇÂO

Na atualidade são comuns os problemas envolvendo saúde mental, independente de classe social, idade, raça, eles tem um grande impacto na sociedade e são de grande importância devendo ser acompanhados por equipes de saúde devidamente preparadas. São inúmeros os fatores que contribuem para estar desencadeando um problema psíquico, fatores psicológicos, sociais, violência, sobrecarga são alguns que podem ser observados.
Encontramos comumente na comunidade sintomas como insônia, fadiga, irritabilidade, esquecimento, dificuldade de concentração e queixas somáticas e esses geram transtornos graves na rotina, trabalho e vida pessoal do indivíduo gerando ainda custos econômicos, são estes os sintomas mais comuns em transtornos mentais e em maioria das vezes não recebem a atenção necessária.
O pessoal de enfermagem representa a grande maioria da força de trabalho nos serviços de saúde mental. Seja no papel de gestor, de membro da equipe em contato direto com o portador de saúde mental e seus familiares, seja na supervisão dos auxiliares e técnicos de enfermagem, ou na determinação do projeto terapêutico para cada pessoa sob seus cuidados, o enfermeiro é elemento chave neste processo de mudança de paradigma.
O que se espera deste profissional é que ele seja apto a identificar e manejar, ou encaminhar adequadamente os casos de manifestações mentais em qualquer especialidade e situação de atenção à saúde, e estejam preparados para cuidar da pessoa afetada em todos os níveis de atenção.
Autor: Falviane Santos


Artigos Relacionados


Expectativas Dos Acadêmicos De Efermagem Do 5º Semestre Da Ucsal Em Relação Ao Estágio De Psiquiatria E Saúde Mental

SistematizaÇÃo Da AssistÊncia De Enfermagem: Uma Proposta Em SaÚde Mental

O Conhecimento Dos Acadêmicos De Enfermagem Sobre A Atuação Do Enfermeiro No Programa Saúde Da Família (psf)

SistematizaÇÃo Da AssistÊncia De Enfermagem Em Psiquiatria

O Papel Do Enfermeiro Enquanto Educador Nos Programas De SaÚde Do Idoso

Gerenciamento: O Enfermeiro Na Estratégia De Saúde Da Família

AutomedicaÇÃo Nos Profissionais De Enfermagem