Ilha Das Flores - Jorge Furtado



O documentário, Ilha das Flores de Jorge Furtado, relatado em aproximadamente 12 minutos, nos trás uma grande problemática da atual sociedade de consumo, a riqueza e a desigualdade, o consumo diante do humanismo. Faz-nos refletir sobre situação em que se chegou a pessoa humana em busca de alimento, e diante da abundância que há nas prateleiras dos supermercados, estabelecido pelo sistema capitalista e hegemônico em que vivemos.

Dramatizada com uma linguagem simples e lógica, em torno de um simples produto, um tomate, um simples alimento que deveria estar a disposição de todos, é produzido não só para a própria subsistência do agricultor e da população, mas também para a comercialização junto a sociedade, trazendo junto com esse ato o processo de geração de riquezas e de desigualdade, acumulando riquezas, oriundas do lucro e pela mais-valia.

Há inúmeros acontecimentos de ordem social, política e econômica vinda do sistema capitalista, sendo imposto a sociedade. O documentário nos faz refletir sobre esse processo hegemônico estabelecido, que é tão comum no dia-a-dia, nos faz refletir sobre o consumismo diante do humanismo. Faz-se necessário quebrar esse paradigma estabelecido, a mecânica da sociedade precisa urgentemente de mudanças.

 


Autor: Robson Stigar


Artigos Relacionados


Educação Física E Qualidade De Vida

Ação Planejar Na Educação

Avaliação Da Aprendizagem, Momento De Ver, Rever Ou De Reter?

Ação E Emancipação, De Theodor Adorno

Importância Da Apicultura

O Século Xxi

Trinômio Cidadania, Estado E Meio-ambiente