PAPA-TANGO-ALFA-SIERRA-SIERRA







ALFA, SIERRA, SIERRA
Raul Santos
Quando eu estava em Caravelas, em sessenta e seis, a companhia de aviação que fazia a linha da Região Sudeste para o Nordeste era a SADIA, mais tarde TRANSBRASIL. Naquela época, os aviões utilizados pela companhia eram os DOUGLAS DC-3 que na FAB eram mais conhecidos como C-47.
Certo dia, numa decolagem, o motor esquerdo do PAPA-TANGO?ALFA-SIERRA-SIERRA pifou. Trouxeram outro avião do Rio de Janeiro, que levou os passageiros e os mecânicos ficaram trocando o motor avariado.
Feito o serviço, decolaram para o vôo de experiência e enquanto sobrevoavam a cidade, um dos mecânicos percebeu o motor direito soltando fumaça.
O piloto fez a volta para o pouso, mas não completou o circuito e, no través, a noventa graus do eixo da pista, a aeronave tocou o solo, enquanto o mecânico abria a porta e gritava:
? Salta, putada, que o avião ta pegando fogo!...
O avião cruzou uma valeta, enganchou numa cerca de arame farpado, fez por fim os noventa graus para a direita e ficou paralelo com a pista de pouso. Os quatorze ocupantes caíram de qualquer jeito no mato ralo da cabeceira da pista e acompanharam com os olhares atônitos as labaredas e os tufos de fumaça que escapavam do sinistro.
Dois dias depois quando estava de folga fui olhar o resultado da catástrofe. Lamentável!... Aquele avião que devia ter transportado muitos passageiros e, quem sabe, soldados e prisioneiros da Segunda Guerra, não passava de cinzas acumuladas onde estivera a fuselagem. As únicas coisas que restaram foram a asa esquerda com o motor, intactos, e a cauda, a partir da porta fechada do sanitário.
O detalhe que mais me impressionou foram os cabos de comando, como um feixe de linhas absolutamente retas no prolongamento da cabine de comando até a cauda e, incrível, alguns cocos que certamente pretendiam levar para o Rio de Janeiro e lá estavam, assados e imprestáveis. Daí, surgiram dois terríveis pensamentos:
? E, se com os cocos, também tivessem sido assados os ocupantes da aeronave?!...
? E, se os dois motores tivessem entrado em pane, juntos, com os passageiros dentro?!...

(Abunã/Porto Velho-RO, 13 de junho de 2007)

Autor: Raul Santos


Artigos Relacionados


AviÃo

Conceito MatemÁtico Simples Da Rmap

VÔo 3054

Sonhei Que Embarcava Em Um Avião

Sustentabilidade Nas Alturas

Você Se Lembra, Jerry?!...

A Oração De Entrega