Os Espiões



Resenha do livro "Os Espiões"


Resumindo o livro de Luis Fernando Veríssimo, Os Espiões é uma historia de narrativa simples, de fácil entendimento para todos. O narrador é um escritor frustrado que trabalha como em uma editora pequena em Porto Alegre.

Seu trabalho consiste basicamente em receber e avaliar originais que chegam aos montes cada semana. Com um casamento fracassado e uma vida profissional desanimadora, o protagonista passa a semana contando as horas até a sexta, quando se interna no bar do Espanhol e, na companhia dos colegas, afoga as mágoas bebendo até perder a consciência, e assim se mantém até a segunda-feira.

De ressaca às segundas, aliás, é quando o editor está mais inspirado para escrever as cartas de rejeição a todos os originais. Mas num dia, chega um envelope branco com endereço escrito e algo suplicantes que o desperta. Dentro, um maço de folhas entre capas transparentes, e na primeira delas o título escrito Ariadne.

Ariadne a autora que empresta seu nome para título da obra, descreve em suas linhas uma relação conflituosa com um marido que mais parece um mafioso. Um bilhete assinado por "uma amiga", enviado junto com o original, explica que se trata da primeira parte de uma autobiografia ou como nosso personagem prefere acreditar, de um testamento literário de uma suicida.

O enredo tem referencias da mitologia grega e da pintura surrealista, misturando a historia da personagem da mitologia grega com a personagem do livro. A partir daí, o personagem passa a acreditar que a autora do livro quer realmente se suicidar, não só ele, mas como todos os assíduos frequentadores do bar do Espanhol se envolvem com o drama de Ariadne, uma indefesa garota do interior ameaçada pelo marido, um assassino poderoso e cheio de dinheiro.

O que segue é uma ótima trama de espionagem, com direito a disfarces engraçados e nada discretos, e ainda muitas trapalhadas e varias revelações. O objetivo deixa de ser o livro em si, e ganha aspecto de história de herói: todos querem salvar Ariadne, que na mitologia ajuda Teseu a sair do labirinto, só que dessa vez é ela quem precisa ser resgatada da cidade chamada Frondosa.

O enredo do livro segue com seus acontecimentos e revelações até chegar a um final surpreendente e trágico.

Os Espiões não chega a ser um livro de ação, mas tem muitos mistérios no desenrolar da historia, é um romance despretensioso, de leitura fácil e rápida, e ai esta o grande mérito do autor.

Título: "Os Espiões"

Autor: Luis Fernando Veríssimo

Aluno: Rafael Silva Rodrigues
R.A: 0814027

Autor:


Artigos Relacionados


Há Coitados!

Amor E Revolução

Movimento Estudantil Contra Ditadura Militar

A Hora Da Estrela - Clarice Lispector

Resenha: Um Porto Seguro, Nicholas Sparks

AnÁlise CrÍtico-argumentativa Da Obra "macunaÍma, Um HerÓi Sem Nenhum CarÁter"

O Modo De Ser Generoso