Diabetes em Crianças e Adolescentes
Resumo: O diabetes é uma das doenças crônicas mais comuns na infância. Pode surgir em qualquer idade, até mesmo em bebês e em crianças em idade pré-escolar. Se não tratado adequadamente, pode causar complicações graves, que englobam a perda da visão e a amputação de membros.
Palavras-chave: criança, adolescente, diabetes
______________________________
*Acadêmico do 3º Semestre de Enfermagem, da Faculdade de Quatro Marcos ? FQM.
1. Introdução:
O aumento de casos do diabetes na infância e na adolescência é decorrência da epidemia mundial de obesidade e da falta de atividade física. O diabetes tem um impacto particular na vida dos jovens e de suas famílias, pois o dia-a-dia é alterado de repente: medições de glicemia, aplicação de insulina, regulação da atividade física e da alimentação. Por isso, é necessário prestar assistência às pessoas que convivem com as crianças e com os adolescentes diabéticos.
2. Desenvolvimento:
ELLEN PAIVA, endocrinologista ressalta "que o tema de mobilização da entidade que representa os diabéticos em todo o mundo deseja reforçar a necessidade de fornecimento de medicamentos e a institucionalização de programas que disponibilizem alimentos saudáveis e que incentivem a prática de atividades físicas para crianças e adolescentes em todo o mundo". As crianças são mais susceptíveis à falta da insulina, não podem esperar muito tempo pelo tratamento sem a medicação, pois a elevação da glicemia pela falta de insulina se agrava rapidamente num quadro chamado de cetoacidose - uma complicação aguda e grave do diabetes dependente de insulina. Além dessa grave complicação aguda, as crianças são mais vulneráveis às complicações crônicas como a cegueira, a insuficiência renal e o grande leque de conseqüências chamadas neuropatias. São mais vulneráveis uma vez que convivem mais tempo com os elevados níveis de glicemia dado à precocidade da instalação da doença.
3. Considerações finais:
Os casos de Diabetes em crianças vêm aumentando a cada dia, e vêm se tornando um problema muito complicado de solucionar. Por isso, é necessário prestar assistência às pessoas que convivem com as crianças e com os adolescentes diabéticos. A orientação à família tem por objetivo fazer com que os mais jovens cheguem à idade adulta sem nenhuma complicação, entendendo e atuando ativamente nos seus tratamentos, com autonomia, independência e cientes de que suas limitações dependerão da forma com que eles encaram a doença.
Bibliografia:
DIABETES CONTROL AND COMPLICATION TRIAL RESEARCH GROUP. The effect of intensive treatment of diabetes on the development and progression of long-term complications in insulin - dependent diabetes mellitus. N Engl J Med 1993; 329:977-86.
GROSSI SAA. Avaliação de dois esquemas de monitorização domiciliar em pacientes com diabetes mellitus do tipo 1. [dissertação]. São Paulo (SP): Escola de Enfermagem/USP; 1999.
MURPHY H. A diabetes na infância. Nurs Rev Técnica Enfermagem 1995; 8(92):20-3.
SECRETARIA DA SAÚDE (Ribeirão Preto). Programa de diabetes da Secretaria Municipal da Saúde. Ribeirão Preto; 1992.
SECRETARIA DA SAÚDE (Ribeirão Preto). Proposta de plano de prevenção e controle do diabetes mellitus no município de Ribeirão Preto. Ribeirão Preto; 1993.
Autor: Aline Antunes Da Silva
Artigos Relacionados
Diabetes: Tipo 2
Diabetes Uma Questão De Peso
Diabetes Uma Questão De Peso
Analisar O Nível De Conhecimento Do Profissional De Enfermagem Relacionado A Educação Em Saúde Na Prevenção Das Complicações Dos Pacientes Diabéticos
Diabetes Mellitus Na Gestação E A Responsabilidade Do Enfermeiro Obstetra Como Membro Da Equipe Multiprofissional.
Conhecendo O Diabetes
Diabetes Mellitus, Neuropatia E Prevenção