A copa e as origens africanas



Não temos certeza, mas parece que no inicio o nosso planeta era um só continente, o Pangea. Não sabemos exatamente quando nem como, mas esse grande continente foi se rompendo e as partes se distanciaram no processo que deu origem aos continentes como os conhecemos hoje.
Não sabemos exatamente quando, mas sabemos que a vida humana começou num desses continentes que ganhou o nome de África. Também não sabemos exatamente como, mas sabemos que esses seres humanos se espalharam pelos outros continentes. Claro que sabemos que existem teorias, mas são teorias...
Milhões de anos se passaram desde o surgimento do mundo, a separação dos continentes e as migrações. Não se trata de afirmação dogmática, mas parece que as migrações ajudam a explicar como, a partir da África, os seres humanos se espalharam para outras regiões, povoando outros continentes. Por que ocorreram as migrações? Vários motivos: busca de alimentos e conflitos entre os grupos rivais podem ser alguns dos principais.
Os grupos humanos sofreram e superaram dificuldades. E o bom disso é que os grupos humanos foram se desenvolvendo. E descobriram técnicas de construir ferramentas, instrumentos de caça e pesca e técnicas de produzir alimentos e outros meios de sobrevivência. O fato de ter que migrar, sempre e cada vez para mais longe, enfrentando dificuldades diferentes a cada instante, pode ser uma das explicações para as diferentes formas de desenvolvimento.
Hoje, milhares de anos depois, constatamos que os povos dos continentes europeu e americano contam com avançados níveis tecnológicos. Podemos observar diferenciações culturais e raciais entre os povos dos vários continentes. Observamos estágios econômicos bem distintos entre os povos e as nações. Tudo isso pode ser creditado aos diversos e distintos problemas que os povos que migraram da África tiveram que enfrentar. Mas, apesar de todas essas diferenças, atuais descobertas mostram que os povos ao redor do planeta não podem negar que suas raízes genéticas estão depositadas no coração da mãe África.
E hoje quando um dos maiores eventos esportivos realiza-se no continente africano podemos dizer, sem nenhuma conotação de ironia, que todos os povos, de todos os recantos do planeta estão voltando às suas origens. Embora vivamos em mundos distantes, com avanços tecnológicos distintos, com todas as discrepâncias sócio-econômicas, todas as nações estão refazendo o caminho de volta para casa. Um evento esportivo passa a ser um evento de confraternização, pelo qual todas as nações se aconchegarem no ventre da mãe África.

Neri de Paula Carneiro ? Mestre em Educação, Filósofo, Teólogo, Historiador.
Leia mais: ; ;
; ;
Autor: Neri P. Carneiro


Artigos Relacionados


A Terra Era Um Só Continente No Início

Da Terra Para Algum Planeta Civilizado

"salve A Copa Do Mundo De 2010"

Conflitos Do Continente Africano

Encontro De NaÇÕes

A Copa Do Mundo Do Continente Africano

Economia Africana