Nasce Uma Nova Profissão: Inteligência Competitiva



Peço sua licença caro leitor e leitora para contar como um grupo de profissionais descobriu uma nova profissão no Brasil.

Permita-me iniciar pela experiência de minha pessoa, pois não quero atribuir meu entusiasmo ao de todos.

Foi em 27 de junho de 1991, que conheci Leonard Fuld, em um seminário internacional promovido pela HSM, pelas mãos de José Salibi Neto, em São Paulo.

Desde então iniciei estudos, viagens, pesquisas e acima de tudo aplicação dos conceitos apresentados.

Fuld continua sendo um dos mais conceituados especialistas em "Competitor Intelligence".

Autor de "Competitor Intelligence" (1985) e "Monítoring the Competi¬tion" (1988), vem apresentando métodos de estruturação de um programa de informações altamente fun¬cional e competitivo. Com estes recursos torna-se possível a obtenção, análise e administração de dados sobre a concorrência, como vendas, planos de marketing, preços, estrutura orga¬nizacional, desenvolvimento de novos produtos, custo operacional, canais de distribuição, estratégia publicitária entre outros.

Mas o melhor nesta "longa estrada da vida" estava por vir.

Professor do Pós-Graduação da ESPM – São Paulo (www.espm.br) desde 1992, convivia regularmente com Mário Kempenich. Seus colegas e ex-alunos, além de seus familiares, sabem do grande ser humano e profissional que vou descrever de forma breve, mas decisiva para minha vida profissional.

Mário Kempenich, era um expert em Inteligência Competitiva e um dos mais polêmicos consultores de marketing do país, já há 25 anos trabalhando na área de marketing, comunicação e promoção. Foi Professor dos cursos de pós-graduação da ESPM, ex-¬presidente do SAGA - Grupo PCL da Inglaterra e autor do livro "Market Biruta" entre outros. Após anos como alto executivo de empresa multinacional, voltou para o Brasil e criou um centro de pesquisa e estudo, consultoria e suporte técnico na área de comunicação, marketing e administração estratégica, denominado Strategia, onde atendeu empresas de toda a América Latina.

Vinha comentando com Mário minhas descobertas sobre estas questões de "Competitor Intelligence", na sala de professores do pós-graduação da ESPM em São Paulo, quando ele perguntou de forma decisiva: Por que não fazemos um seminário para apresentar este novo conceito para a comunidade empresarial brasileira?

Fiquei meio assustado com a idéia, mas veio aquela pergunta fatal: Por que não? E assim juntos convidamos Christiane Kwok, producer do IBC, para vir até a ESPM e ouvir uma idéia para uma nova conferência.

Ao final do encontro, constatamos que ali mesmo, já tínhamos a terceira entusiasta com a idéia de fazer algo totalmente novo em gestão para as empresas no Brasil.

Assim no final de 1998 se confirma o projeto, e em março de 1999, acontece a 1ª. Conferência Brasileira sobre Inteligência Competitiva com cases empresariais brasileiros, em São Paulo.

Os primeiros dez anos já se passaram. Bem-vindo a próxima década da Inteligência Competitiva no Brasil.
Autor: Alfredo Passos


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