Trabalho Infantil no BRASIL
O problema do trabalho infantil vai muito além da distribuição de renda, já que uma criança que é obrigada a trabalhar, na maioria das vezes, deixa de freqüentar a escola, além de comprometer o seu desenvolvimento físico e intelectual. Por trás dos aspectos individuais de cada criança é mantido um circulo vicioso, que afeta toda a nossa sociedade, uma vez que uma criança que deixa de freqüentar a escola se tornará um adulto pouco produtivo e uma sociedade repleta de adultos pouco produtivos torna um país pouco produtivo, onde outra geração de crianças serão obrigadas a trabalhar, fazendo girar o circulo da exploração do trabalho infantil.
Os nossos governantes tem o poder de mudar a realidade social das nossas crianças, mas uma reforma social demoraria muito para se perceber os benefícios pela população, ou seja: não rende votos, talvez por isso os políticos prefiram construir casas, recapear estradas entre outros que são percebidos a curto prazo.
A exploração do trabalho infantil é um problema imenso que está impregnado na nossa cultura. É preciso tomar consciência de que o trabalho infantil é tão destrutivo para as crianças quanto para o país inteiro e que tratar esse mal é fundamental para desenvolvimento da nossa nação. Tratá-lo envolve muitos setores da nossa sociedade que vai desde uma reforma efetiva na educação até uma melhoria na distribuição de renda do nosso país. É preciso, acima de tudo, tomar consciência de que lugar de criança é na escola.
Autor: Fabio Silva De Carvalho
Artigos Relacionados
Crianças Ainda Trabalham!
Trabalho Infantil, Sociedade E Desenvolvimento
Criança Nossa De Cada Dia
A QuestÃo Da ExploraÇÃo Do Trabalho Infantil
Vendedor De Balas
Vida Digna E Saudável
A Exploração Do Trabalho Infantil No Brasil