OS CONTEÚDOS DESENVOLVIDOS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO 6º AO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Introdução: O termo conteúdo deve ser compreendido como tudo aquilo que se tem que aprender para atingir objetivos específicos, abrangendo diversas capacidades dos alunos. Na área de Educação Física há uma grande quantidade de conteúdos, como: ginástica geral, jogos, iniciação esportiva, dança, saúde e outros. Problema: Quais os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itumbiara-Go ?. Objetivo geral: Identificar quais os conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino da cidade de Itumbiara-Go. E apresenta como objetivos específicos: identificar o perfil dos professores de Educação Física, levantar o número de alunos por ano, estipular o número de aulas práticas e teóricas, verificar os espaços físicos e materiais didáticos disponíveis para as aulas de Educação Física e identificar os conteúdos trabalhados do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental nas aulas de Educação Física.
Metodologia: Esta pesquisa se caracterizou por ser de campo e de caráter descritivo. Teve como população e amostra dois professores de Educação Física e os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental da instituição selecionada da cidade de Itumbiara-Go. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado um questionário e os dados foram analisados de modo qualitativo e quantitativo.
Resultados: Quanto ao perfil do professor, o professor 1 é graduado em Educação Física e é pós-graduado e o professor 2 está cursando a graduação em Educação Física e não possui pós-graduação. Sobre a quantidade de alunos por ano, há uma média de 31 alunos por sala. Quanto ao número de aulas práticas e teóricas, ambos os professores têm uma aula de cada uma por semana. Sobre os espaços físicos utilizados, o professor 1 utiliza a sala de aula e a quadra, já o professor 2 utiliza a quadra de esportes. Sobre os materiais didáticos, o professor 1 utiliza vídeos, apostilas, livros, bolas, cones, bambolês, cordas e etc, o professor 2 trabalha com bolas, cones, bambolês, cordas, elásticos, som e outros. Na escola onde realizamos a pesquisa, o professor 1 trabalha apenas com as turmas do 6º e 7º ano e o professor 2 com as do 8º e 9º ano, sendo assim, quanto aos conteúdos trabalhados por cada um, o professor 1 abordada a motricidade, hábitos saudáveis, valores morais, alimentação, orientação, esportes coletivos, saúde e prevenção. E o professor 2 trabalha o futebol e o handebol.
Conclusão: foi concluído que ambos os professores atuam na área de Educação Física, conhecem a média de alunos por turma e possuem uma aula prática e uma teórica por semana. Na questão do espaço físico, os dois utilizam a quadra poliesportiva, quanto aos materiais didáticos usados, um possui uma maior variedade que o outro. E que ambos dão maior ênfase à iniciação esportiva. Portanto, por meio desse estudo, buscamos despertar nos profissionais da área, o cuidado com a adoção de metodologias adequadas, seleção e organização de conteúdos necessários e relevantes para a formação dos alunos.
Palavras-chave: Conteúdos; Educação Física; Ensino Fundamental.
Autor: Lariana Nogueira Fernandes Da Silva
Artigos Relacionados
A EducaÇÃo FÍsica Como Mediadora Para O Desenvolvimento Congnitivo Das CrianÇas Nas SÉries Iniciais Na Escola Da Rede Municipal De AraguanÃ-to
A Educação Física No Ensino Fundamental De 1º Ao 5º Ano-uma Análise Da Realidade Nas Escolas Municipais De Imperatriz-ma
Educação Física Escolar: Uma Análise Da Opinião Dos Alunos De 6º E 9º Ano
A Importância Atribuida Pelos Alunos à Disciplina De Educação Física No 2º E 3º Ciclo Das Escolas Do Concelho Da Maia E De Viana Do Castelo (portugal)
Inclusão De Alunos Com Síndrome De Down Nas Aulas De Educação Física Das Escolas Municipais Da Zona Urbana De Santarém
A Importância Da Educação Física No Desenvolvimento Da Criança Com Síndrome De Down
Corpo E Religião: Estudo Sobre A Influência Dos Dogmas Religiosos Nas Aulas De Educação Física