Contexto Da Comunicação Na Gestão Das Organizações



Umas das principais tarefas do consultor da comunicação é fazer com que as pessoas analisem seus objetivos ao se comunicarem e o especifiquem em termos das reações que pretenda obter.

Dissemos que o objetivo da comunicação é "influenciar". Contudo, essa discussão implica em que o homem "desconhece"ou "esquece" o seu objetivo. Isto não quer dizer que haja um objetivo próprio e que o homem deva estar ciente dele, ou seja, um objetivo ciente em nossa própria conduta.

Dificilmente podemos deixar de nos comunicar, com ou sem propósito conhecido. Desde a infância aprendemos e praticamos as técnicas verbais e não-verbais de influenciar ou manipular o ambiente.

Os processos de modernização da gestão tem desenvolvido uma tendência comum, para isto explicitam-se quadros de referência, parâmetros e indicadores de desempenho.

Um sistema indicador adequadamente definido funciona como instrumento de racionalização. A elaboração e implementação e um sistema de avaliação de desempenho implica em uma profunda transformação de métodos e procedimentos gerenciais.

A complexidade e as dificuldades inerentes ao processo de montagem de um sistema de avaliação exclui naturalmente a possibilidade de se aplicarem "receitas prontas" nesse campo, ou seja, para cada caso existe um método específico a ser avaliado e implantado pelo avaliador.
Enfim a comunicação é base de uma estrutura bem definida e um planejamento executável.

Por: Carlos Eduardo Arcanjo
Por: Marcelo Renato Gandolpho


Autor: Carlos Eduardo Arcanjo


Artigos Relacionados


Avaliação

Subjetividade E AvaliaÇÃo De Desempenho

Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe

A Viagem

Avaliação Do Ensino

Ó Mundo

Relacionamento Interpessoal