Contexto Da Comunicação Na Gestão Das Organizações
Umas das principais tarefas do consultor da comunicação é fazer com que as pessoas analisem seus objetivos ao se comunicarem e o especifiquem em termos das reações que pretenda obter.
Dissemos que o objetivo da comunicação é "influenciar". Contudo, essa discussão implica em que o homem "desconhece"ou "esquece" o seu objetivo. Isto não quer dizer que haja um objetivo próprio e que o homem deva estar ciente dele, ou seja, um objetivo ciente em nossa própria conduta.
Dificilmente podemos deixar de nos comunicar, com ou sem propósito conhecido. Desde a infância aprendemos e praticamos as técnicas verbais e não-verbais de influenciar ou manipular o ambiente.
Os processos de modernização da gestão tem desenvolvido uma tendência comum, para isto explicitam-se quadros de referência, parâmetros e indicadores de desempenho.
Um sistema indicador adequadamente definido funciona como instrumento de racionalização. A elaboração e implementação e um sistema de avaliação de desempenho implica em uma profunda transformação de métodos e procedimentos gerenciais.
A complexidade e as dificuldades inerentes ao processo de montagem de um sistema de avaliação exclui naturalmente a possibilidade de se aplicarem "receitas prontas" nesse campo, ou seja, para cada caso existe um método específico a ser avaliado e implantado pelo avaliador.
Enfim a comunicação é base de uma estrutura bem definida e um planejamento executável.
Por: Carlos Eduardo Arcanjo
Por: Marcelo Renato Gandolpho
Autor: Carlos Eduardo Arcanjo
Artigos Relacionados
Avaliação
Subjetividade E AvaliaÇÃo De Desempenho
Para O Dia Das MÃes - Ser MÃe
A Viagem
Avaliação Do Ensino
Ó Mundo
Relacionamento Interpessoal