Utilização de Whey Protein



As proteínas são importantes para o anabolismo (parte do metabolismo que se refere à síntese de substâncias em um organismo). A recomendação diária de consumo é de 1,0g/kg/dia para sedentários; 1,4 a 1,6g/kg/dia para treinamento de resistência aeróbia e 1,4 a 2,0 g/kg/dia para treinamento de força.
Um praticante de musculação (treinamento de força ou contra resistência) com 70 kg terá a necessidade nutricional de 98 a 140g de proteína dia para ter uma resposta ideal de desenvolvimento muscular. Caso não consiga ter essa disponibilidade durante as refeições, pode fazer uso de produtos nutricionais como o Whey Protein para complementar e/ou suplementar a necessidade diária.
O Whey Protein ou proteína do soro do leite nada mais é do que uma proteína de baixo peso molecular obtida do soro do leite através de um processo de troca iônica , o que proporciona o mais alto valor biológico de proteína e capacidade de absorção. Possui alto teor de aminoácidos essenciais e de cadeia ramificada BCAA (isoleucina, leucina e valina), necessários para o ganho de massa muscular magra. Suplemento excelente para suprir as gramas de proteínas necessárias por kg de peso corporal dia. Devendo ser utilizado de acordo com a dosagem indicada no rótulo e seguinto as recomendações diárias pelo cálculo de g/kg.
Conhecida por conter altos teores de Lactoalbumina, nome genérico com o qual os cientistas batizaram a proteína, este complemento alimentar possui pequenas concentrações de gordura e proteína de elevado grau de pureza. As proteínas do soro representam até 20% das fontes proteicas de alimentação, e estão divididas em quatro grupos: caseínas, proteínas do soro do leite, proteínas das membranas dos glóbulos de gorduras e outras.
O Whey Protein é indicado para pós treino, quando há necessidade do corpo de utilizar tal nutriente para síntese proteica ou anabolismo (construção dos músculos).
Durante a atividade física não existe anabolismo, entretanto se não houve o correto abastecimento de carboidratos para a atividade, haverá catabolismo, ou seja, utilização de proteína como fonte de energia, acarretando perda de tecido magro (músculos).
Após o treino o ideal seria consumir whey protein junto com carboidrato para uma melhor absorção sendo a dose de 15g de WP e 20g de CHO muito recomendada.
Alguns fatores influenciam a utilização correta com o resultado esperado:
? Não substituir uma refeição por WP, pois a alimentação correta é superior em valor biológico, sem falar em vitaminas e sais minerais;
? Não utilizar antes da atividade física, tampouco durante. Faz com que o organismo se torne lento na obtenção de energia fazendo com que o praticante tenha perda de rendimento;
? Consumir de acordo com as necessidades diárias e relacionado com a atividade física praticada;
? Não há necessidade de consumo com leite sendo sucos e bebidas com CHO mais indicado.
Nunca deixar de fazer uma refeição por WP para perder peso. Realmente ocorre diminuição, entretanto o emagrecimento se dá em uma proporção de 50% de gordura e 50% de massa magra, enquanto que durante o treinamento e alimentação correta (correta suplementação ou complementação) a perda de tecido magro cai para quase zero.
Fazer uma avaliação antropométrica para saber a composição corporal e identificar as necessidades exatas de nutrientes e seguir um programa de treinamento mais específico e verificar se o objetivo estipulado está sendo atingido.

Prof. Esp. Wagner Cáceres Goulart Júnior CREF 12775-G/RS.
Cassiana Roberta Gehlen CRN2-5989
Autor: Wagner Cáceres Goulart Júnior


Artigos Relacionados


Suplementos Para Recuperação Muscular

100% Whey Protein Optimum

Os Benefícios Do Whey Protein

Suplementos Para Musculação

O Poder Das Proteínas.

O Que é Bcaa?

A Proteína Ajuda A Prevenir Lesões Musculares.