A Alfabetização e a Informática
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
5º PERÍODO
VIVIAN PINHEIRO DOS SANTOS - RA 0111921
FRANCISMEIRE CRISTINA DE FREITAS ? RA 0111143
ALFABETIZAÇÃO E A INFORMÁTICA
OURO FINO, 2010.
VIVIAN PINHEIRO DOS SANTOS
FRANCISMEIRE CRISTINA DE FREITAS
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
ALFABETIZAÇÃO E A INFORMÁTICA
O projeto de pesquisa apresentado à UNISEP ? União das Instituições de Serviço, Ensino e Pesquisa LTDA. Na Disciplina de Metodologia do Trabalho Científico, curso como requisito básico para o Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.
OURO FINO, 2010.
ALFABETIZAÇÃO E A INFORMÁTICA
Resumo
Este trabalho tem como intenção apresentar um projeto que possa auxiliar na introdução de pessoas ao mundo da informática. A informática está em quase todas as áreas de atividades de nossas vidas, por isso a intenção de um projeto que possa introduzir pessoas cada vez mais cedo ao mundo informatizado.
Foram feitas várias pesquisas em livros, revistas, em sites da internet, com o intuito de apurarmos a importância da informática no mundo de hoje, e qual a melhor maneira de introduzi-la na vida das pessoas que não tem esse conhecimento.
Mostra-se nesse projeto um protótipo de um site pedagógico como um meio de introduzir crianças não alfabetizadas, ou que estão em processo de alfabetização, intentando-se que junto com essa atividade de aprendizagem e letramento já se tenha um contato com o computador tornando-o mais comum e propondo sua utilização a esse aprendiz como forma de introduzi-lo em todo seu conhecimento dando a ele uma nova forma de pensar na questão do mundo.
Foram feitas pesquisas também, nas várias fazes do desenvolvimento cognitivo, motor, de linguagem, personalidade e social para facilitar no desenvolvimento de um possível projeto mais extenso de introdução a informática, abrangendo as faixas etárias produtivas ao mercado de trabalho, de forma eficaz e produtiva.
Palavras chave: Informática, alfabetização, Introdução
INTRODUÇÃO
Uma das áreas que mais crescem no mundo é a da informática. Hoje podemos encontrar computadores nos lugares onde não se imaginaria ter a um tempo a trás como padarias, mercados, açougues, lojas do comércio em geral, com a finalidade de listar clientes, contabilizar o caixa, gerenciar câmeras de vigilância e até o estoque. Temos também computadores em biblioteca, livrarias, para a consulta de arquivos, além do grande número de computadores espalhados em todos os lugares com várias outras finalidades.
Uma das grandes facilidades que a informática trouxe foi o acesso a internet que é um dos meios de comunicação mais utilizados por pessoas de várias classes sociais e várias idades. Cada vez mais crianças com pouca idade estão utilizando o computador mesmo antes da alfabetização completa. Com isso, a necessidade de tornar o computador tão comum quanto à televisão, e dar o acesso a ele de forma que as pessoas dominem seu uso e se tornem alem de usuários eficientes, profissionais cada vez mais experientes.
Para isso, as escolas estão colocando computadores à disposição dos alunos, se tornando cada vez mais necessário um projeto em que as crianças possam entreter-se e aprender ao mesmo tempo.
Com a necessidade de incluir a informática no cotidiano educacional cada vez mais cedo, como incluir crianças ainda não alfabetizadas?
Entende-se que a introdução da informática na aprendizagem e alfabetização, vem como algo transformador de valores, forma de pensar e construir de diversas formas. Muitos professores ainda hoje não têm conhecimento de informática, sendo assim, seu entendimento de mundo não é o mesmo ao qual a escola e a alfabetização se referem. Se um educador não tem esse conhecimento, não poderá passar aos seus alunos que a informática pode introduzi-lo na sociedade de forma mais completa já que a intenção dos estudos e de incluir cidadãos preparados para a inclusão na sociedade de forma participativa com trabalho, pensamentos e ações.
O educador deve ter a posição de estar ensinando uma ferramenta importante na vida de seus alunos assim como é também a escrita.
Com isso a introdução a informática para pessoas que já possuem papeis importantes na cidadania, torna-se de extrema importância.
Realizar a programação de um Site Pedagógica terá a finalidade de trazer uma nova opção de entretenimento e aprendizagem infantil que não tenha incluso violência e conteúdos inapropriados, bem como de educar de acordo com a idade dos usuários, juntamente com o apoio dos pais, buscando despertar o interesse infantil para questões de ordem social, moral e profissional.
Além disso, é importante a inclusão digital e a introdução de ferramentas tecnológicas no cotidiano das pessoas para que essas se familiarizem com a tecnologia dentro da rotina, o que trará maior facilidade.
Entende-se que o projeto, não tem intenção de desqualificar ou tirar de uso métodos pedagógico que já são utilizados para o ensino, mas tem-se o intuito de incluir uma ferramenta eficaz para essa alfabetização, auxiliando também na familiarização e ensino de uma ferramenta que está em todas as áreas da nossa vida como ensino, entretenimento, trabalho entre outros.
A informática também vem com vantagens que tendem a atrair a atenção de seus usuários, como a interface dos programas educacionais, que trazem figuras coloridas e que chamam a atenção, assim como os livros, que trazem essas imagens também deixando a leitura mais interessante e ajuda na imaginação, com a vantagem que esse método pode ser interativo, isso é pode fazer com que a criança possa interferir nos resultados deixando além da imaginação fluir a percepção do resultado da sua participação, dando maior participação e permitindo que o conhecimento seja testado.
A inserção da informática também traz um acesso maior ao mundo, de forma mais globalizada, trazendo a possibilidade de pesquisas mais complexas de vários assuntos como notícias de todo mundo.
O cotidiano tem exigido cada vez mais que as pessoas tenham conhecimento em informática para o acesso ao mercado de trabalho ou para realizarem vários procedimentos importantes e até essenciais em suas vidas.
Usa-se a informática não só em escolas, escritórios e empresas, mais também em órgãos públicos, hospitais, livrarias e em vários eventos de entretenimento. A pessoa que não tem esse acesso possui mais dificuldade em acessar a muitas facilidades tendo muitas vezes que pagar profissionais para realizarem tarefas simples que poderiam realizar sem nenhum problema se tivesse conhecimento.
A simples falta de conhecimento com o uso dessa tecnologia, traz dificuldades até no entendimento de alguns assuntos, impossibilitando até que algumas pessoas possam aumentar seus negócios ou melhorar algo que já fazem como o envio de um email, a informatização de uma lista de clientes por exemplo.
Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet traz novas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.
Devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentar um conteúdo. Quando a usamos, a possibilidade de modificar a forma com que fazíamos muitas coisas e assim podemos transformar o mundo que vivemos e sermos transformados por ele.
Autor: Vivian Pinheiro Dos Santos
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