COLETA SELETIVA NO CONDOMÍNIO RESIDENCIAL OLINDO DE LUCA ? LIMEIRA/SP



Jair Detz

RESUMO

A questão ambiental é um tema de crescente importância, sua relevância tem sido percebida em toda a extensão da sociedade, sendo apresentada nesse artigo com foco na geração de resíduos sólidos nos centros urbanos e os problemas existentes em decorrência de seu excesso e de sua inadequada destinação. Após a apresentação da questão ambiental e o modo de vida urbano, a caracterização dos resíduos sólidos, a definição de coleta seletiva e a importância da educação ambiental neste processo. Serão analisados os resultados de um projeto implantado num condomínio do município de Limeira ? SP. Revelando que a participação em ações efetivas, mesmo que de ordem local e pontual, levam a efetivação da Educação Ambiental enquanto uma pedagogia para a sustentabilidade.

Palavras - chave: educação ambiental; resíduos sólidos; reciclagem; coleta seletiva.

Introdução

O problema dos resíduos industriais e do lixo urbano tem se tornado um problema crescente, e cada vez mais grave, dada a urbanização das sociedades, cujo sistema produtivo se vê diante das altas taxas de consumo. A problemática pode ser verificada em diversas cidades brasileiras: estudos indicam que os resíduos domésticos coletados aumentam em média 10% ao ano, sendo que em alguns casos esse percentual é maior do que a média, como em Salvador com 40% e de 22% no Rio de Janeiro e Curitiba.
Ainda segundo o canal ciência, observando os dados crescentes de produção de resíduos urbanos, a reciclagem dos materiais já sem uso demonstra importância proporcional, já que sua prática em grande escala pode se possibilitar a diminuição dos problemas relacionados à questão da destinação do lixo. Por meio da reciclagem é possível fazer com que grandes quantidades de lixo potencialmente reutilizável retornem ao processo produtivo que, normalmente, seriam depositadas no meio ambiente.
Sabe se, de acordo com o canal que os principais locais de disposição final do lixo são os lixões a céu aberto ? cerca de 76% do lixo produzido no País - e apenas 1% do lixo passa por tratamento que envolve coleta seletiva, reciclagem e incineração. O restante é disposto em aterros sanitários ou controlado.
Os conhecidos lixões são o modo mais precário de disposição do lixo, pois geram significativo impacto ao ambiente. O impacto é gerado em decorrência do tempo de degradação da maioria dos resíduos depositados nestes locais. Para uma melhor compreensão da situação pode se exemplificar a partir do tempo de degradação de determinados resíduos: os copos de plástico demoram de 200 a 450 anos, as latas de alumínio, tampinhas de garrafa, pilhas e baterias levam de 100 a 500 anos, as garrafas de vidro ou plástico demoram mais de 5 séculos, além de ocorrer contaminação de lençóis freáticos com a produção do chorume.
É a partir desta perspectiva que este artigo é estruturado, na busca de ações que tornem possível a reciclagem, essas ações estriam divididas em duas funções primordiais e que tornam o processo de reciclagem viável, em particular a Coleta Seletiva de Lixo, cumprindo sua função operacional e a Educação Ambiental, realizando sua função pedagógica.
Na tentativa de diminuir, mesmo que pontualmente, as ameaças de exaustão dos recursos naturais não-renováveis, através do reaproveitamento dos materiais recicláveis. É que surge este artigo, cujo principal objetivo é indicar os principais passos para a implantação de um sistema de coleta seletiva no condomínio residencial Olindo de Luca no município de Limeira/SP, como ferramenta de educação ambiental. Como tentativa de corroborar a eficiência dessas duas funções, avaliando a operacionalidade das soluções propostas.
Autor: Jair Detz


Artigos Relacionados


Estudo De Implantação De Coleta De Resíduos Em Um Condomínio

A Situação Dos Resíduos Sólidos Urbanos No Município De Ubá (mg)

A Importância Da Educação Ambiental Nas Escolas Do Município De Sidrolândia-ms

O Lixo-origem E Destino: Uma Abordagem A Ser Aplicado Aos Alunos Do Ensino Fundamental.

O Que Fazer Com O Lixo Hospitalar?

Gerenciamento E EducaÇÃo Ambiental Dos ResÍduos SÓlidos Da 7ª Expoiespes/ SantarÉm-pa

Reciclagem E Descarte De Materiais: Como Fazer?