Expectativas dos acadêmicos de efermagem do 5º semestre da Ucsal em relação ao estágio de psiquiatria e saúde mental



1 INTRODUÇÃO

No período de início da enfermagem psiquiátrica, o trabalho estava vinculado às ordens religiosas, que organizavam todo o ambiente do hospício e realizavam o papel de supervisão, havendo um abuso de poder por parte destas religiosas que encobriam e permitiam maus tratos aos doentes (RODRIGUES; SCHNEIDER 1999 apud SILVA, 2008).

Com a descoberta de novos tratamentos a função da enfermagem psiquiátrica tornou outro enfoque. Concentrando-se, então no cuidado do ser humano, portador de transtorno mental, como ser possuidor de necessidades físicas específicas, mas principalmente, de necessidades muito mais profundas e complexas, o olhar holístico exigiu dos novos profissionais de enfermagem psiquiátrica o esforço de entender as reais causas do surgimento destes transtornos e seus agravantes (SILVA, 2008).

Na atualidade, o enfermeiro utiliza a formação do vínculo terapêutico como uma das principais ferramentas de trabalho. Esse processo de ajuda ao sujeito psiquiátrico implica conhecimento teórico, associado à capacidade de comunicação e de autoconhecimento do enfermeiro, a qual lhe exige alguns requisitos básicos: capacidade para amar, empatia pelo outro, capacidade técnica, científica e de consciência crítica (OLSCHOWSKY; DUARTE, 2007).

O medo sentido pelos acadêmicos de enfermagem tem forte relação com esse estigma criado pela sociedade. Essa visão negativa do paciente psiquiátrico provoca uma percepção extremamente equivocada e preconceituosa, atrapalhando o relacionamento terapêutico aluno-paciente (SILVA, 2008).

Diante do exposto desenvolveu-se uma pesquisa como questionamento à seguinte pergunta de investigação: Quais as expectativas dos acadêmicos de enfermagem do 5º semestre da Ucsal em relação ao estágio de Psiquiatria e Saúde Mental? Essa pergunta tem como o objeto de estudo expectativas dos acadêmicos de enfermagem do 5º semestre da Ucsal em relação ao estágio de Psiquiatria e saúde Mental.

Tendo como objetivos específicos: sentimentos dos graduandos em relação ao doente mental, expectativas do alunado em relação ao estágio da disciplina psiquiatria e saúde mental, contribuição do graduando para estimular o estágio de psiquiatria e saúde mental e dificuldades encontradas no distanciamento da teoria da prática da disciplina.

O objetivo geral visa conhecer as reais emoções dos graduandos de enfermagem a enfrentar o estágio da disciplina supracitada. Tornou-se relevante para desmitificar o preconceito que a sociedade impõe no indivíduo portador de doença mental.

Considerando-se que este estudo contribuirá para os acadêmicos do 7º semestre, que irão vivenciar o estágio da disciplina psiquiatria e saúde mental. Oferecendo uma abordagem mais ampla sobre a relação terapêutica aluno-paciente relacionado ao paciente psiquiátrico, faz-se necessário que o docente ofereça abordagem mais clara sobre dúvidas e temores dos alunos. Está pesquisa poderá também contribuir como incentivo para que a faculdade associe a teoria com prática da disciplina.
Autor: Liliane Guimarães Dos Santos


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