Reflexão na formação docente: Em questão




1. Introdução

Ao aborda uma discussão sobre a formação docente, devemos pautar uma grande problemática que os professores enfrenta, em relação a recessão de subsídios financeiros para formação continuada na área de seus estudos, os essenciais cursos de ´´pós-graduação´´. E também a não preocupação do Estado em manter o professor da escola publica, inserido em iniciações científicas, eventos nacionais, e na qualificação profissional deste individuo, aliás, o muito tempo na sala de aula e os baixos níveis salariais, ocasionam, além de muito stress, mais dificuldades na habilidade de planejamento de ensino, pela falta de preparação e reflexão dos conteúdos aplicados, provenientes da má capacitação do professor.
Ainda são encontrados diversas deficiências em cursos de níveis de formação em licenciaturas nas instituições de ensino superiores públicas e privadas, a não preparação deste pré-licenciando, para uma postura frente a pesquisa ,a produção e atuação cientifica,impede portanto, um desenvolvimento deste formando, e que posteriormente após esta formação inicial, faltará bases solidas de um Professor-pesquisador,que domine seus conteúdo e condutas em aula,proporcione gestão e estratégias educacionais e que instigue seus alunos a uma reflexão critica das disciplinas e até avalie seus próprios métodos de ensino.

2. Metodologias de Ensino: a questão da tarefa de casa


Pontuando um pensamento de Nóvoa, sobre os desafios que os professores encontra no processo de ensino-aprendizagem,este educador levanta pressupostos em cima da epistemologia da reflexão,ou seja ele indaga sobre formação docente, para ele,o cientificismo crítico que o professor tem que aborda nas suas didática,se torna um elemento emergente no paradigma educacional, surgi então, uma teoria emergente,que se embasa na Pratica pedagógica à Professor-Pesquisador ? Reflexão.

"A pedagogia tradicional era baseada nos conhecimentos e na transmissão dos conhecimentos. A grande ruptura provocada pela pedagogia moderna foi colocar os alunos no centro do sis¬tema. Mas a pedagogia moderna precisa ser reinventada na sociedade contemporânea. Não se trata de centrar na escola nem nos conhecimentos, como advogava a pedagogia tradicional, nem nos alunos, como advogava a pedagogia moderna, mas, sim, na aprendizagem. É evidente que a aprendizagem implica alunos. A aprendizagem implica uma pessoa, um aluno concreto, implica o seu desenvolvimento, o seu bem-estar. Mas uma coisa é dizer que nosso objetivo está centrado no aluno e outra coisa na aprendizagem do aluno. E definirmos isso como nossa prioridade no trabalho dentro das escolas."(Nóvoa)

A maior tarefa que o professor se esbarra em sala de aula é o unir numa abordagem crítica e reflexiva, a intersecção da prática e a teoria, a famosa práxis, onde hoje deve ser a maior ferramenta do professor na transmissão do ensino,ou seja, ao sair de uma teoria, à pratique,exercite o aluno a refletir sobre o conteúdo trabalhado,é momento que vale a inserção de atividades interdisciplinares, as conhecidas tarefas de casa,fazer com que aluno pratique as teorias aplicada em sala,possibilita um desenvolvimento do ensinado, em fixa os trabalhos abordado.
Um dos grandes paradigmas na docência se situa na transmissão da mediação (professor) e na aquisição do conhecimento (aluno),quando foi questionada a má formação de muito educadores no século XXI,norteia-se a idéia em respeito de que repassar um conhecimento pronto, acabado, adquirido na faculdade, acaba se tornando inútil, pois o professor no seu trabalho de campo - pedagógico, portanto na sociedade, encontra diversos déficits de ensinar o individuo, e quando a faculdade ou o estado não proporciona uma extensão de pesquisa e preparo para esse professor, a produção da educação em sua função transformadora, torna-se ineficiente,e precária.

Pesquisa, a troca de saberes de professores, a (re) construção do conhecimento, deve partir do docente. É ele que embarga em distinguir quais são as estratégias competentes em sala de aula, favoráveis, para uma prática desenvolvedora do conhecimento da sociedade.

Referência Bibliográfica


GRILLO, Marlene Corero. O lugar da reflexão na construção do conhecimento profissional. In. MOSINI, Marília Costa (Org).Professor do ensino superior-identidade, docência e formação.Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais, 2000. p. 75-80.


NÓVOA, Antonio. Palestra: desafios do Trabalho do professor no mundo contemporânea, SinPRO-SP:2006. Via impresso design gráfico,São Paulo:2007.

Vagula, Edilaine. A Formação profissional e a prática docente. Dia a dia(governo do Paraná)Acesso em 01,junho de 2009.




Autor: Marcelo Sabino


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