Administração Estratégica E Vantagem Competitiva
Chama-se VRIO: Valor, Raridade, Imitabilidade e Organização.
VRIO, é um mecanismo que integra dois modelos teóricos existentes: a perspectiva de posicionamento e a visão baseada em recursos. É a principal ferramenta para se conduzir uma análise interna.
Representa quatro questões ou perguntas que uma pessoa deve fazer sobre um recurso ou capacidade para determinar seu potencial competitivo:
- A questão do valor: o recurso permite que a empresa explore uma oportunidade ambiental e/ou neutralize uma ameaça do ambiente?
- A questão da raridade: o recurso é controlado atualmente por apenas pequeno número de empresas competidoras?
- A questão da imitabilidade: as empresas sem esse recurso enfrentam uma desvantagem de custo para obtê-lo ou para desenvolvê-lo?
- A questão da organização: as outras políticas e processos da empresa estão organizados para dar suporte à exploração de seus recursos valiosos, raros e custosos de imitar?
Que tal uma prática preliminar deste modelo na sua empresa?
- Identifique os principais recursos que conferem vantagem competitiva à sua empresa?
- Utilizando o modelo VRIO, pense como sua empresa sustenta a vantagem competitiva.
- Identifique as principais capacidades internas da sua empresa. Elas podem ser copiadas pelos concorrentes?
Fonte: Barney, Jay B. e Hesterly, William S. Administração Estratégica e Vantagem Competitiva; tradução Monica Rosemberg; revisão técnica Pedro Zanni. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.
Autor: Alfredo Passos
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