Calculadoras - Um Benefício Ou Uma Amargura



A calculadora é um equipamento geralmente usado à mão, para realizar cálculos matemáticos. No passado, os cálculos eram feitos na cabeça, no papel ou por uma máquina semi-manual. Mas este processo de cálculo semi-manual além de demorado estava sujeito a erros. Elaborar grandes quantidades de números na cabeça não era para todos e os cálculos feitos no papel não eram totalmente à prova de erros também.

Então vieram as calculadoras para simplificar todos aqueles cálculos matemáticos complicados. No começo estes dispositivos eletrônicos eram muito caros. Isto era porque as peças mecânicas e elétricas da calculadora eram caras para produzir. Entretanto, como os preços destas peças caíram e as técnicas de produção melhoraram as calculadoras também ficaram menos caras e bastante acessíveis para a maioria das pessoas.

No passado, as calculadoras eram tão grandes quanto os computadores de hoje, mas logo, os dispositivos de bolso estavam disponíveis. As calculadoras podem vir nas versões de hardware ou de software e podem ser mecânicas ou eletrônicas. Elas são construídas em computadores, em telefones móveis, e mesmo em relógios de pulso. As calculadoras modernas têm funcionamento elétrico e podem variar em tamanho desde pequenos modelos tipo carteira até possantes e fortes modelos de calculadoras. Estas calculadoras poderosas podem vir com impressora interna.

Uma calculadora moderna tem um ponto de força, tem um circuito eletrônico e tem um teclado. O teclado consiste de dez dígitos de 0 a 9, em sinais iguais, o ponto decimal, um botão de cancelamento e um botão de ligar e desligar, além das funções básicas de cálculos de adição, subtração, multiplicação e divisão além de ter a raiz quadrada e os cálculos da percentagem.

Há agora muitas variações avançadas de calculadoras disponíveis, cada uma executando uma função específica. Por exemplo, a calculadora científica é projetada para matemática avançada como trigonometria e estatísticas. A calculadora financeira ajudará na contabilidade e em negócios imobiliários. As que trabalham com hipotecas mostrará exatamente o que você terá que pagar em sua casa. Fora isto, há um empréstimo, um aluguel, uma época, um amor, uma área, uma temperatura e o mais avançado deles todos representado pelas calculadoras gráficas. Estas são calculadoras basicamente online, mas têm determinadas anomalias, como, se os números começam demasiado grandes ou demasiado pequenos, alguns erros nos cálculos podem ocorrer.

A disponibilidade fácil das calculadoras fez com que as pessoas ficassem dependentes delas até certo ponto e quase todas as pessoas fazem seus cálculos em calculadoras. Há seus seguidores assim como seus detratores. Alguns acham que usando calculadoras impedem as habilidades matemáticas básicas das pessoas, especialmente os estudantes, tornando-os pobres em cálculos matemáticos.

Em muitos países são permitidos aos estudantes usar calculadoras no seu trabalho escolar porque se sente que a solução dos problemas e a técnica de avaliação podem ser ensinadas mais facilmente através das calculadoras. Outros se preocupam de que os estudantes podem usar a calculadora da maneira errada involuntariamente e acreditar na resposta porque aquele era o resultado mostrado. Este tipo de erro pode ocorrer fora das salas de aula também. Qualquer um usando a calculadora incorretamente acreditará que a resposta errada seja a correta. Isto pode acontecer em lojas de compras ou até durante transações de negócios.

Nas escolas, os professores tentam abordar este problema pedindo inicialmente aos estudantes para fazerem uma aproximação da resposta manualmente e depois compará-la ao resultado calculado. Mas no final isto impede a aprendizagem da criança, porque ele ou ela não pode compreender a lógica atrás da resposta. Neste caso, as calculadoras transformam-se mais em um obstáculo do que em uma ajuda.

Naturalmente, quando a pessoa está envolvida em cálculos financeiros longos, estes dispositivos podem ser muito úteis. Mesmo se a pessoa se encontrar em um feriado no exterior as calculadoras são úteis para aquelas conversões rápidas de moedas e economiza seu valioso tempo tentando configurar as taxas de conversão.

Este artigo também pode ser acessado a partir da página http://www.polomercantil.com.br/calculadora.php


Autor: Roberto Sedycias


Artigos Relacionados


Dicas Calculadora Google #13 Não Se Limite A Calculadora Do Google

Modelos MatemÁticos E Modelos Mentais: Inferindo PossÍveis RelaÇÕes Durante A Modelagem MatemÁtica De FenÔmenos FÍsicos

O Século Xxi

A História E Funcionamento Do Relógio De Pulso

Utilização Da Tecnologia Para O Ensino Da Matemática

Raça Barbet

A Perspectiva Construtivista De Ensino