No Brasil a pobreza é filha da economia e da riqueza



Como é que o Brasil pode ser um país tão atrasado, só após quinhentos anos descobriu-se que um simples crescimento econômico não resolve o problema do país, como é possível um país explorado crescer, se fossemos colonizados quem sabe, mesmo após a abolição ficaram as desigualdades que permanecem hoje em dia.
Temos um país rico, produzimos grãos suficientes para alimentar a população, no entanto, a escolha foi exporta os produtos e vender a um alto custo no brasil. Um dos muitos erros do Brasil foi escolher a escravidão como mão-de-obra para produzir nossos produtos ao invés de escolher trabalhadores livres que iriam produzir para si próprios. Ao liberta os escravos mantivemos a fabrica de pobreza chamada latifúndio exportador, a riqueza crescia e o numero de pobres também.
A industrialização do país não deixa de ser uma pobreza, no século XX, ao invés de satisfazer a necessidade das massas de pobres escolhemos substituir com produtos nacionais a importação de bens que atendiam a demanda dos ricos. Não tinha emprego para todos e os salários eram baixos, trabalhamos e concentramos a renda para a pobreza. Gastamos recursos públicos e abandonamos a saúde a educação, fizemos dividas e a gora o dinheiro vai para os bancos.
Para dar um fiz de vez na pobreza precisamos mudar a economia, uma economia que prefere uma agricultura para exportação em vez de uma agricultura de médio e pequeno porte, prefere investir em infra-estrutura econômica ao invés de escolas, águas potável, esgoto e saúde.
A pobreza só será reduzida se ninguém mais passar fome e isso depende da reforma agrária que tem por objetivo aumentar exportações e não de acabar com a fome da população e garantir que todos tenham saúde e escolas para estudar.
Aumentar a riqueza é fácil, mas diminuir a pobreza ninguém nem se importa. É lei todos tem direito a qualidade de vida, porem, isso não ocorre no Brasil, água e esgoto são necessidades básica que o governo não se importa e prefere gasta o dinheiro publico com exportações.
Se tivéssemos um pais ético talvez seria tão pobre. Deveríamos ter estratégias para reduzir a pobreza, deveríamos pagar os nossos compromissos com as crianças através da educação.
Autor: Priscila Maria


Artigos Relacionados


A Verdade Do Brasil

Brasil, Um País ''podre'' De Ricos!

Os Ricos-pobres Do Brasil.

A Pobreza Dos Ricos Brasileiros

Inocência

Brasil: A Pobreza Dos Ricos

A Pobreza Dos Ricos