Abordagens Contemporânea Em Antropologia E Educação



Aut: SOBREIRA, R. C. F.

A visão antropológica exige que se leve em conta o contexto de vida das crianças, suas experiências, seus conhecimentos adquiridos, as características especificas dos professores e da escola como instituição.

A preocupação com a cultura popular surgiu após a II guerra mundial, nos paises desenvolvidos o MCP se volta para os valores que caracterizam o povo em geral. Já nos paises em desenvolvimento, como o Brasil, ele se volta para a camada popular menos favorecida, e uma das tarefas do MCP é a alfabetização de adultos – EJA -.Essa abordagem evidencia uma tendência interacionista, já que a interação homem-mundo, sujeito-objeto, é decisiva para que o ser humano se desenvolva e se torne sujeito de sua própria práxis, de sua própria educação, sua historia. O homem é um ser que possui raízes espaço- temporais, é um ser situado no e com o mundo. Assim, a EJA parte sempre do que é inerente ao povo, do que assimilaram como sujeitos, procurando trazer valores e experiências que são inerentes aos indivíduos.

A escola deve ser um local onde seja possível o crescimento mutuo de alunos e professores no processo de conscientização. A educação problemática, conscientizadora defende o desenvolvimento de uma consciência critica e libertadora como meio de superação das contradições.

A dialogicidade é a essência desta educação, e esta é a base para a construção de uma cultura biófila, esperançosa, critica, criativa e solidária. Esse aspecto da natureza humana é o que caracteriza sua vocação ontológica de ser. A concepção ontológica implica entender as dialeticidades-subjetividades, objetividade-homem, consciência-mundo, como um processo em construção por meio do qual a natureza humana vai se auto-construindo ao construir um mundo mais humano.

A pedagogia do dialogo que articula as propostas cientificas, antropológicas e éticas do pedagogo, caracteriza-se pela busca de um sentido para a vida humana em sociedade nos tempos atuais. A relação intersubjetiva sujeito-sujeito requer a pratica de solidariedade, de comunicação e de dialogo. Um novo modelo filosófico humanista, fundamentado nesta relação é a base da vida em sociedade e da produção de tudo e de qualquer sentimento humanamente válido.

O olhar antropológico sobre a educação considera o contexto social e cultural em que a criança, o jovem e o adulto estão inseridos. Isto significa considerar que essas 3 (três) categorias são diferentes e pertencem a classes sociais diversas. Os hábitos, os costumes e valores presentes nas famílias, na comunidade a qual pertence, interferem na sua percepção de mundo e na sue inserção, como também os hábitos, os costumes e valores dos profissionais que atuam junto a eles no ambiente escola, precisam ser considerados e discutidas.

O reconhecimento da diferença social-cultural nas instituições escolares, não permite aceitar nenhum tipo de descriminação aos sujeitos que as freqüentam.O requisito para uma educação democrática é o critério de qualidade, pois a diferença deve ser considerada para que se possam alcançar os mesmos objetivos educacionais. Essa base teórica propõe fundamentos, estabelece diretrizes para que se possa optar por uma tendência pedagógica que vá privilegiar certos procedimentos metodológicos, selecionar noções e conteúdos básicos das áreas de conhecimento que vão favorecer o ensino e a aprendizagem.

REGINA CELIA DE FREITAS SOBREIRA

TITULAÇÃO: PEDAGOGA

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Autor: Regina Sobreira


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