TREINAMENTO DESPORTIVO: COMO APLICAR?



Leandro Pereira da Silva

Muitas crianças, jovens e adultos tardam a começar a prática de uma modalidade esportiva por receio dos desafios constantes que envolvem um treinamento. Os técnicos que objetivam o desenvolvimento técnico do praticante geralmente questionam qual a maneira correta de estimular seus atletas: partir de exercícios simples e leves para os mais complexos e intensos ou partir de exercícios simples para os complexos, mas intensos nas duas situações?
Boa parte dos profissionais da Educação Física acredita que os atletas não podem ser "assustados" no início da prática de uma modalidade esportiva. Nesse caso, prevalece o primeiro método anteriormente citado. Um atleta do voleibol, por exemplo, deve iniciar seu ciclo de treinamento praticando exercícios de fácil execução, de uma forma lúdica e sem cobrança técnica. Depois que o atleta desenvolve as habilidades simples como, por exemplo, toque por cima, manchete e saque, ele está apto a iniciar o treinamento de habilidades mais complexas como o levantamento, a defesa e a cortada. Resumindo: nesse método o atleta primeiro desenvolve a habilidade para depois compreendê-la.
O segundo método é muito usado por treinadores de alto rendimento. O atleta desde o início é muito cobrado tecnicamente nas habilidades simples. Por exemplo, o atleta de voleibol iniciante "sofre" com a falta de técnica em situações de competição durante os treinamentos e isso coloca o atleta para refletir consigo mesmo a importância de aprender a executar a habilidade. Nesse caso, o atleta primeiro compreende a habilidade para depois desenvolvê-la. Esse método pode ser arriscado, pois possibilita a frustração de alguns atletas dentro do esporte. Mas pode ser o melhor método para o desenvolvimento técnico do atleta na modalidade desportiva.
Nada impede que o treinador utilize os dois métodos para alcançar o desenvolvimento técnico. Cabe a ele saber que método dará mais resultado com cada atleta. Mas independente do método escolhido pelo profissional em seus treinamentos, o importante é dar prioridade aos atletas. Eles devem estar felizes e satisfeitos praticando a modalidade.
Autor: Leandro Pereira Da Silva


Artigos Relacionados


O Papel Do TÉcnico No Voleibol

Treinamento Físico

Suplemento Animal Pak Universal

O Técnico De Futebol Nas Categorias De Base

O Objetivo Da Psicologia Esportiva No Desempenho De Atletas De Alto Nível: Um Estudo Bibliográfico

Psicologia Do Esporte: Prevenção E Preparação

Testes De Lactato, Uma Necessidade Para Atletas De Alto Nível