Individualidade, Um Mau Não Necessário



Sem duvidas a essência da liderança ainda não foi claramente compreendida pela maioria dos lideres. Cada vez mais ouvimos falar em diversos modelos de liderança estabelecidos e qual verdadeiramente é o mais eficaz. Indiscutivelmente a temática liderança é a moda da vez . A afirmativa de que a essência da liderança não foi claramente compreendida incontestavelmente é um fato. Cada vez mais observamos a distorção que as pessoas fazem por não conhecerem a essência da liderança. 

Voltemos a dois mil anos atrás para pegarmos uma grande referencia do maior líder que a humanidade já viu; Jesus. Observamos no modelo de liderança de Cristo simplesmente o contrastre do que muitos vivenciam hoje. Em primeiro lugar podemos analisar a metodologia do modelo de Jesus quando ele confronta com uma pergunta um dos seus liderados, a pergunta foi a seguinte: qual é o maior, quem esta sentado à mesa ou quem esta servindo? A resposta foi unânime: quem esta sendo servido, Jesus então respondeu; pós entre vocês sou o que serve a mesa. Seus discípulos nada entenderam pelo o simples fato de não aceitarem que Jesus Cristo o salvador, o filho de Deus, o próprio Deus, abril mão de ser servido para servir, abril mão de sua então individualidade, ou seja, do que ele “é” para assumir o então modelo que ele implementaria no grupo; o servir. Jesus sem duvidas tinha a certeza de que se o exemplo partisse dele que era o líder com certeza todos iriam copiar, pós sua intenção era formar, pessoas idôneas e comprometidas com o servir e com a causa do reino de Deus. Assim podemos afirmar que a essência da liderança servidora se resume na perca total da individualidade. Essa talvez seja a resposta para o insucesso que muitos lideres tem em suas caminhadas; eles não abrem mão da individualidade. 

A perca da individualidade ou a perca do “eu” ou então do que o eu proporciona é verdadeiramente algo de estrema dificuldade, é em outras palavras viver em função das necessidades do grupo, por isso cada vez mais acredito que liderança em sua plena essência não é algo que se aprende lendo um livro, em cursos ou coisa assim. A parte didática é sim de muita importância, mas isso não implica dizer que, apesar de tudo o que alguém venha aprender sobre liderança o torne um bom líder. Pós nem todos estão dispostos ao sacrifício que a essência exige; a perca da individualidade . Nesse sentido tudo leva a crer que liderança em sua plena essência de fato não é para todos.

Autor: Marcos Gomes


Artigos Relacionados


País De Duas Faces

Davi E Sua Equipe De Liderados

O Líder Garçom: Uma Abordagem Da Liderança Servidora

Embaixo Do Calçadão...

Sobre O Desenvolvimento Da Autoridade: Os Princípios De Liderança Servidora Do Monge E O Executivo

Liderança Por Competência

Amor Ágape E LideranÇa