INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO



Se voltarmos os olhares á alguns anos atrás, percebemos o quanto os avanços tecnológicos mudaram o mundo, e que este se transforma a cada dia que passa. Hoje vivemos um período de evolução da infância, o que antes divertia as crianças hoje não faz parte do interesse delas.
Com a evolução da tecnologia e a acessibilidade as mesmas, passamos a vivenciar uma nova geração de crianças que pensam e agem com mais autonomia, pois um mundo moderno exige maiores habilidades, entre elas o raciocínio lógico. Podemos destacar entre os avanços da humanidade que contribui e talvez seja o fator primordial nessa construção da nova geração, esta é a internet associada aos jogos.
Segundo Talita Vanso (2009) a diversão eletrônica pode estar aliada a educação e ao aprimoramento da inteligência. Dessa forma é fundamental que as escolas aliem-se á novos recursos tecnológicos como o computador, que vem aliado á internet, CD-ROM multimídia, áudio e outros.
Hoje já se percebe uma grande preocupação das escolas com o fator tecnológico, muitas já tem inserido em seu currículo a informática, no entanto outras se perguntam o que é realmente necessário e o melhor a fazer? Uma vez que há muitos mitos envolvendo o computador, como por exemplo, uma possível substituição dos professores pelas máquinas. É preciso reconhecer esta situação social que estamos vivendo; a educação necessita estar atento ás suas propostas e não marginalizar tornando-se obsoleta e sem flexibilidade diz Tarjra (2001).
Para esse tempo a principal indagação é de que maneira aplicar esse recurso? O que se sabe é que não existe um padrão pré-estabelecido para a aplicação da informática na educação, vai variar muito de um lugar para outro, dependendo da disponibilidade de recursos financeiros humanos e etc.
Este como já foi mencionado é um período revolucionário, tanto dos computadores quanto nas áreas de telecomunicações, como a TV digital em funcionamento há pouco tempo (2008). As mudanças estão ocorrendo em todas as áreas, culturais, religiões, sociais, econômicas e outros. A evolução tecnológica é tão grandiosa e fascinante que nos leva a muitas discussões, entre elas a capacitação do profissional que atua na educação, pois, é só este que pode conduzir os alunos, a nova visão de mundo. Portanto um dos fatores para o sucesso na utilização da informática na educação é a capacitação dos professores perante essa nova realidade.
Fhilippe Perrenoud (2000) já elencou as competências necessárias para a formação do educador do novo século; dos dez domínios de competências reconhecidas como prioritárias na formação contínua dos educadores, está a utilização das novas tecnologias que compreende trabalhar os quatro aspectos abaixo mencionados;
? Utilizar editores de textos.
? Explorar as potencialidades didáticas dos programas em relação aos objetivos do ensino.
? Comunicar-se a distância por meio da telemática.
? Utilizar as ferramentas multimídia no ensino.
Este novo procedimento exige de fato um novo modelo de professor, que não poderá mais ser aquele professor firmado na autoridade do cargo, mas um professor com uma nova visão do ato de ensinar, tornando-se um professor pesquisador, disposto a aprender, resultando num processo de construção do saber.
Autor: Jeane Oliveira Da Costa


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