13 de Maio



13 de Maio
Direitos ou Inclusão


A história nos mostra uma fascinante explicação para abolição dos escravizado africano, que foi um processo gradual, e que o trafico foi apenas uma construção e formado por etapa.
De acordo com a legislação de 1850, Lei Eusébio de Queiroz que acabava com trafico de Negros; 1871 Lei Rio Branco (Lei do Ventre Livre) a onde o filho de escravizado nasceu livre embora, só sair do convive da mãe as oito anos de idade, mesmo assim eram considerados livres; 1885 Lei Sarava - Cotegipe ( Lei dos Sexagenários ) que dava direito a liberdade as idoso e por fim a Lei Áurea, Abolição da escravizados no Brasil.
Com o fim do tráfico negreiro inicial, o processo de libertação que para a sociedade que faziam o uso da mão de obra escrava e que seria natural o termina e não precisar da abolição.
Na America o nosso país eram um dos últimos que ainda tinha negros na senzala, e trabalho forçado, muitos abolicionistas lutaram contra a escravidão.
Ideologicamente para apreensão de direito e garantir a constituição que eram apresentadas para todos, mas tinham legitimidade, efetividade, diferente e hierarquia que se tratava de homens Brancos e homens Negros.
Este artigo objetiva a traças um parâmetro do racismo brasileiro, não comparando com outra forma de racismo, mas para a conseqüência de relação do racismo interno, que dês cadeia para o dia Três de Maio, fazendo uma alta análise do que seria para os Negros
Dia de comemoração, dia de reflexão ou dia da mentira de republicana.
Acredito esta contribuindo para que o movimento Negro do nosso município tenha olhares, mas a glosado para as questão do negros nas Política Publica.
Que alavanque os proposta do Conselho dos Negros e tenham um papel fundamental para desenvolvimento implementação da Lei 10.639/03 e 11.645/08 que e de estrema importância para crescimento, conhecimentos da Historia Africana e afro-descendente brasileiro, não só do ponto de vista da classe dominante que nos colocar sempre como um incômodo na sociedade, nos papel com Educador e mostrado com que veio de Tecnologia africana para o progresso e avança do nossa país na agricultura, culinária, tecnologia do ferros e outros, avançarem com nova idéia para que possa deliberar junto com Conselho do Negros e Coordenadoria as Políticas da Igualdade Racial no Município do Taboão da Serra.

13 Maio Reflexão ou Comemoração


Osvaldinho Teixeira
Musico e Historiador


Autor: Osvaldo Elias Teixeira De Jesus


Artigos Relacionados


Preconceito Racial

Abolição

13 De Maio De 1888

A EvoluÇÃo Da Escravatura

Luta Dos Negros Contra Brancos Para Ter Direito Civil

O Que é Ser Negro No Brasil?

A Imprensa E O Processo Abolicionista No Brasl