Software Livre : Passado, Presente E Futuro



Software Livre : Passado, presente e futuro

Alexandre Maciel Silveira

Resumo

O software livre nasceu há aproximadamente três décadas e poucos apostavam no seu sucesso de início, mas ele se superou e desde o "nascimento" vem crescendo e sendo mais requisitado por organizações de todos os níveis. Hoje em dia o software livre já é a grande aposta para o futuro.

Palavras-chave : Software livre.História do software livre.Experiências com software livre.

Introdução

Este trabalho trata da história do software livre, contando a evolução desde a sua criação até os tempos atuais, e fala das expectativas para o futuro. Também são citadas experiências da utilização de programas com codificação aberta, e através destas, demonstrar a evolução que o software livre sofreu juntamente com os benefícios por ele oferecidos à grandes e pequenos empreendedores ou até mesmo simples usuários.

Material e métodos

Para este trabalho ser realizado foramfeitas pesquisas na internet buscando artigos e sites sobre software livre.

Conteúdo

O conceito de software livre não está diretamente relacionado à questões financeiras, assim como muita gente pensa. Este "solidifica" as idéias de liberdade, que dividem-se basicamente em quatro categorias.

  • Liberdade de executar o programa como quiser
  • Liberdade de estudar o código fonte
  • Liberdade de redistribuir cópias livremente
  • Liberdade de aperfeiçoar o código fonte

Esses conceitos são difundidos há anos, pois a sociedade até hoje ainda associa software livre à software gratuito, o que não é necessariamente verdade.

O software livre foi criado no início da década de 80, por Richard Stallman, um pesquisador do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT. Este também fundou a FSF(Free Software Foundation), uma organização com o objetivo de apoiar o movimento dos softwares de código livre.

De início eram poucos que acreditavam numa evolução de softwares que seriam criados e manipulados livremente por qualquer pessoa. Era uma idéia que vinha tornando-se realidade graças a alguns hackers e não tinha muitos adeptos.

Mas a situação foi invertendo-se com pó passar do tempo. A economia foi um ponto muito influente na adoção do software livre. Rapidamente programas novos foram criados, e códigos já existentes aperfeiçoados. Assim percebeu-se que alguns softwares que exigiam licensa proprietária já poderiam ser substituídos por softwares livres, e de maneira mais econômica.Grandes exemplos são :

  • Apache – servidor web conhecido mundialmente
  • Open Office – ótimo pacote de ferramentas de escritório

A questão do software livre muitas vezes ser gratuito traz dúvidas sobre sua "sobrevivência" no futuro. Mas esta questão não deve ser tão preocupante, já que programas de código aberto não priorizam benefícios na sua venda e sim na produção nacional, o Brasil passaria de mero consumidor a produtor e exportador de tecnologia, e na assistência técnica aos usuários. Além disso para o software livre continuar existindo basta que a comunidade de adeptos continue na defesa do projeto. Com relação a produção nacional, esta seria beneficiada na utilização destes programas, pois os recursos economizados teoricamente seriam investidos na indústria de tecnologia.

Países como Índia, Venezuela e França são exemplos a serem seguidos, estes buscam a implementação do software livre em programas governamentais. O Brasil está neste caminho, já existem várias empresas que aderiram a política do código aberto e algumas delas são a Varig, Embrapa, Petrobrás, Pão de açúcar, Casas Bahia, e também alguns órgãos da administração federal.

O México também é um exemplo a ser seguido, o que realmente aconteceu, e aqui no Brasil. Trata-se do programa que disponibiliza uma rede em sistema Linux para escolas municipais em Porto Alegre, baseado em um programa mexicano pioneiro, o Red Escolar Linux. Segundo Gary Chapman, para o México tornou-se impraticável economicamente qualquer alternativa que não utilize software livre.

Já que o contexto trata da influência do México no Brasil, vale citar a Conferência Latino-Americana e do Caribe sobre o Desenvolvimento e Uso do Software Livre, em 2005, sob o comando da UNESCO, e tinha o objetivo de promover o intercâmbio de experiências na aplicação do software de código aberto em benefício do desenvolvimento econômico e social da região. Outro evento importante foi a cúpula da Sociedade da Informação, em Brasília no final de 2003 com representantes da ONU.

Mais um projeto interessante, de autoria do deputado Wagner Pinheiro(PT-BA) foi apresentado no Congresso Nacional em 1999. Este obrigava a preferência por softwares livres em instituições públicas.

Atualmente foi feita uma pesquisa pelo Instituto Sem Fronteiraspara identificar a utilização do software livre nas empresas brasileiras, e o resultado mostra que 53% delas utiliza os programas de código aberto. Mas o que realmente surpreendeu na pesquisa foi descobrir que são grandes empresas que mais fazem uso do software livre. No Brasil são 73% delas contra 31% das pequenas empresas.

No quadro atual esta é a situação do software livre, tendo cada vez mais participação na sociedade. No futuro, isto tende a crescer pois ele está sendo adotado por todos os tipos de organização de maneira acelerada. Hoje em dia já se faz uso da expressão "O software livre é o futuro" baseado nas organizações que estão migrando seus sistemas proprietários para algo que elas mesmas tenham controle e decidam qual o próprio limite.

Conclusão

Atualmente percebe-se a grande evolução do software livre que tende a dominar a área de software no que diz respeito a suprir as necessidades dos seus usuários. Com o passar do tempo sua requisição aumentará já que possibilita a descoberta de seus próprios limites por parte do usuário.

Título e subtítulo em inglês

Free Software : Past, present and future

Resumo em inglês(Abstract)

The free software is being developed for about three decades, in the beginning only a few people believed in its success, but nowadays is acceptance is growing very fast and is required by organizations in all levels, and it is great the appositive one for the future.

Keywords : Free software. Free software history. Experiences with free software.

Referências

·http://www.javafree.org/news/view.jf?idNew=1025

·http://portal.softwarelivre.org/news/219

·http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=14430

·http://www.softwarelivre.org/news/10892

·http://www.comciencia.br/reportagens/softliv/softliv5.htm

·http://www.cairu.br/sl/historico.htm

·http://software.cqgp.sp.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=16&Itemid=33

·http://www1.serpro.gov.br/publicacoes/tema/materia01.htm


Autor: Alexandre Silveira


Artigos Relacionados


O Que é Um Software Livre?

Melhore Sua ConexÃo Em 20%

Sonhos Não São Apenas Sonhos

Amor/desejo/odio

O Que Nao Poderia Esconder

Emule, O Que é Ele Como Funciona

De Que Lado Você Está.