Práticas Pedagógicas e novas tecnologias



FISCHER, Rosa Maria Bueno. Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro: ANPEd, v.12, n.35, p. 290-299, 2007.

Poliana Pereira Dantas

Rosa Maria Bueno Fischer é doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), professora da mesma instituição, na qual coordena o Núcleo de Estudos sobre Mídia, Educação e Subjetividade (NEMES). É editora da revista Educação & Realidade; faz parte do Comitê Científico da ANPEd. Como pesquisadora do (CNPq) desde 1998 trabalha com a temática das relações entre mídia, juventude e educação. Durante dez anos trabalhou na TV Educativa do Rio de Janeiro, como coordenadora de programas para crianças, adolescentes e professores. No Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, tem orientado dissertações e teses, em que se cruzam temas relativos à arte, mídia, infância, juventude e particularmente estudos visuais.
Em Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas, Rosa Maria inicia descrevendo três cenas do cotidiano de pessoas de classes sociais diferentes, mas que vivem uma só realidade, o mundo tecnológico das máquinas, internet, celular, televisão. O cuidadoso trabalho para descrever as cenas que apresentam contrações de práticas cotidianas do mundo contemporâneo, leva-nos a perceber o quanto estamos mergulhados em alterações que circulam a todo minuto nos nossos modos de vida. Usando de tópicos sobre alterações que tem influenciado nas nossas formas de viver, a autora elege alguns deles para clamar pela necessidade de incluir os materiais midiáticos em debates sobre didática e prática de ensino.
Defendendo a necessidade de estudarmos as relações entre mídia e educação, Rosa Maria lembra-nos que, "... ao escolher a expressão ?novas tecnologias?, estamos assumindo uma verdade hegemônica de nosso tempo, pela qual se privilegia o novo pelo novo, promovendo apagamentos." (p.292). Todos os dias são inventados vários modelos de celulares, sites, livros etc. A velocidade em que os meios tecnológicos tem se propagado vem provocando um acúmulo, um excesso de informações que muitas vezes acaba confundindo nossas mentes.
A autora relata que a expansão de mídias como o rádio, com suas estações e programas variados, a internet com sites de relacionamentos e entretenimentos como o Orkut e o MSN e a televisão com as séries televisivas, telenovelas e os reality shows, apresentam uma onipresença tornando cada vez mais essenciais para compreendermos os modos contemporâneos das pessoas as quais convivemos seja em casa ou no trabalho como é o caso da escola. Para interarmos nesse universo tecnológico do qual nossos alunos estão inseridos, precisamos primeiramente conhecer um pouco dos hábitos e costumes que permeiam seus cotidianos para sabermos diferenciar a relação entre mídia e educação.
A rapidez com que surge uma nova tecnologia de comunicação desvaloriza as que até então eram consideradas como novas, "... é o que aconteceu com o surgimento da fotografia, do cinema, da televisão, do vídeo, da imagem digital e da informática" (FISCHER, 2007, p.296). Interarmos com os meios tecnológicos (programas de televisão, filmes, vídeos, jogos eletrônicos etc.), é indispensável para os educadores que atuam nesta contemporaneidade dominada pelas máquinas.
Em Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas, Rosa Maria Bueno Fischer traz a tona provocações, questionamentos e respostas de como inserir os materiais midiáticos nos espaços escolares e como os educadores devem compartilhar o uso das novas tecnologias com seus alunos. Fischer lembra-nos de como o mundo digital tem procurado reproduzir e dominar o comportamento humano. Através de um click ou um enter pode ocorrer à busca da realidade pelo virtual. A autora nos convida a passear pelo texto fazendo reflexões a cada parágrafo lido de como as novas tecnologias tem influenciado o modo de vida das pessoas independente de idade ou classe social.
Autor: Poliana Pereira Dantas


Artigos Relacionados


O Direito Das Crianças E Adolescentes à Mídia De Qualidade

Linguagem Midiática: Autoria E Coautoria

A Influência Da Mídia Na Educação: "de Um Programa De Humor Passamos A Um Acontecimento Trágico"

A Educação E A Aborgagem Dos Meios

Escola E Internet Na Era Digital, Incluídos Ou Excluídos?

A Mídia E A Educação Infantil

Utilização De Tecnologias Da Informação E Comunicação Na Educação