A motivação do profisisonal docente



1. INTRODUÇÃO

A sociedade contemporânea vive exigindo do homem uma modernização no que diz respeito a sua qualidade profissional, bem como uma adaptação em diversos meios que ele possa ocupar ou conviver. Nesse sentido, a motivação e o relacionamento humano são fatores imprescindíveis para um nivelar das organizações sociais, sobretudo aquelas que lidam diretamente com pessoas, seus problemas, dificuldades de relacionamentos e de convivência em grupos, como a escola e demais instituições de ensino.

È mais que comum ver um profissional de educação desmotivado em sua carreira, devido a problemas bem mais que conhecidos, monótonos, como: baixo salário, alunos que não querem aprender, falta de qualificação profissional que deveria ser ofertada pelo próprio ambiente de trabalho, além de ouvir que sua profissão é a mais desprestigiada pela sociedade.

Essa situação acarreta para um mau relacionamento entre professor e aluno, uma vez que o professor reflete aquilo que ele pensa e acredita e transmite isso ao seu alunado. Contudo, a má formação do educador não é somente pela realidade que enfrenta, mas, também, pela formação que recebe no meio acadêmico.

Um professor acadêmico, ao chegar à sala de aula, já traz consigo uma bagagem de informações e conhecimentos desconhecidos pelo futuro docente, o que pode acarretar dificuldades no convívio com os alunos e em seu contato com o grupo de trabalho.

Desse modo, faz-se necessário uma formulação no ensino universitário, deixando de lado as velhas diretrizes burocráticas para a busca de uma proposta contextualizadora e eficiente. Elas também devem prover recursos didáticos que ofereçam suporte ao futuro educador, para que esse construa suas próprias referências, dentro e fora da escola.

Baseando-se nessa perspectiva o presente trabalho de tema: A motivação do profissional docente e suas relações sociais, objetivou analisar fatores motivacionais que são responsáveis para um desencadear da prática pedagógica docente, em sala de aula, ao mesmo tempo conhecer o papel das universidades na formação desses profissionais,

Para tanto, foram entrevistados cinco professores graduados, da Escola de Aplicação Professora Vande de Souza Ferreira, em Petrolina-PE, de diversas áreas, na tentativa de extrair deles respostas para concretização dos objetivos propostos. O objeto de estudo é a motivação e seu significado para vida humana.

A motivação e sua inserção na equipe escolar são consideradas como de grande importância no ambiente escolar, de modo que se investigaram algumas literaturas pertencentes a esse universo relacionando-as com as respostas mencionadas dos professores a fim de comparar a prática com as teorias de ensino que são propostas na educação.

O estudo da motivação representa a busca por explicações de determinados comportamentos, e, sem dúvida, apresenta uma importância para a compreensão do comportamento humano e pelas suas constantes mudanças. Aliado a isso, existe o medo do indivíduo em romper paradigmas tradicionais, ao invés de buscar o novo que lhe propicie mais prazer, tanto no trabalho quanto na vida pessoal e que se sinta realizado.

O referente trabalho fez uso do método qualitativo, para que além de compreender fatores que motivam ou não o profissional de educação, possa diagnosticar de forma detalhada as expectativas quanto à melhoria e a qualidade da educação no país.

Espera-se que esse trabalho seja uma reflexão para o profissional da educação que, mesmo com tantos motivos para desacreditar no seu trabalho, tenha em mente o grande valor que ele é para as pessoas e para o mundo.
Autor: Ana Leite Santos


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