INIMIGO DISCRETO DA NATUREZA



Rodrigo Dallacosta
Ambientalista Acadêmico de Gestão Ambiental
Joaçaba - SC 28/06/2010

Existem diversas formas inventadas pelo homem para se destruir a natureza. Citamos algumas mais conhecidas: desmatamento, poluição da água, ar e solo, extinção da fauna e flora entre outras formas, todos esses métodos citados são muito eficazes infelizmente, colaboram para juntar forças a um inimigo muito discreto, que nos leva a acreditar que dentre todos é o mais eficaz, destruidor e implacável chamado: GEE, não descobriu ainda, vamos traduzi-lo. Gases de Efeito Estufa.
Para compreendermos esses gases, primeiro vamos conhecer o que é o efeito estufa e sua importância para a vida no planeta. Os gases que constituem a atmosfera permitem a passagem da radiação solar, e absorvem grande parte do calor emitido pela superfície aquecida da terra. Esse processo é conhecido como efeito estufa. Graças a ele, a temperatura média da superfície da terra mantém-se em cerca de 15°C. Sem o efeito estufa, a temperatura média do planeta seria de 18°C abaixo de zero. Desta forma, o efeito estufa, torna-se o responsável por criar condições ideais para a existência da vida na terra.
Atualmente, crescem as evidencias de que as emissões de dióxido de carbono e de outros gases estão se acumulando na atmosfera. Tais gases permitem que a radiação solar penetre na superfície do planeta, mas bloqueiam a radiação do calor e o impedem de voltar ao espaço. Esse efeito estufa esta começando a elevar a média global de temperatura. O dióxido de carbono é o "gás estufa" mais importante, respondendo por cerca de metade dos atuais acréscimos desse efeito.
Quando se alerta para riscos relacionados com o efeito estufa, o que está em foco é a sua possível intensificação, causada pela ação do homem, e a consequência dessa intensificação para o clima da terra. Quanto maior for á concentração de gases, maior será o aprisionamento do calor e aumento da temperatura média do globo terrestre.
Mas por que o consideramos como inimigo discreto? Os gases de efeito estufa passam despercebidos aos nossos olhos, e sua ação no meio ambiente é lenta e silenciosa, o que nos faz pensar que seus impactos nem são tão graves assim. O que é um grande engano, as conseqüências que os gases de efeito estufa dão para aumentar a média de temperatura na terra, causam impactos que o homem ainda não sabe como reverter.
Alguns exemplos: derretimento das calotas polares, mudanças climáticas que afetarão as florestas, a agricultura e o solo, aumento do nível de águas oceânicas, alagamento de cidades litorâneas, invasão de água salgada nas bacias hidrográficas, desaparecimento de muitas ilhas e ecossistemas, temperaturas elevadas, entre vários. Já está preocupado? Se sua resposta for sim isso é muito bom, pois somente com o despertar da humanidade para as questões ambientais, é que poderemos fazer a reversão desta tragédia que caminha a passos largos para acontecer.
[email protected]
Autor: Rodrigo Dallacosta


Artigos Relacionados


Exercícios Sobre O Efeito Estufa E O Clima Na Terra

O Efeito Estufa

Mudanças Climáticas

Aquecimento Global

Bovinocultura E Efeito Estufa

Aquecimento Global - Efeito Estufa

Aquecimento Da Terra